União Europeia reconhece "Alho da Graciosa" como Indicação Geográfica Protegida (IGP)A Comissão Europeia registou a denominação “Alho da Graciosa” como IGP, ao abrigo do Regulamento de Execução (UE) 2021/2035 da Comissão, publicado em Jornal Oficial da União Europeia, L 416, de 23 de novembro, pelo que a partir desta data, passou a estar inscrita no registo das denominações de origem protegidas e das indicações geográficas protegidas da União Europeia.

Mais informação em: https://tradicional.dgadr.gov.pt/pt/cat/horticolas-e-cereais/1072-alho-da-graciosa-igp
União Europeia reconhece "Cereja do Fundão" como Indicação Geográfica Protegida (IGP)

A Comissão Europeia registou a denominação “Cereja do Fundão” como IGP, ao abrigo do Regulamento de Execução (UE) 2020/431 da Comissão, publicado em Jornal Oficial da União Europeia, L 088, de 24 de março, pelo que a partir desta data, passou a estar inscrita no registo das denominações de origem protegidas e das indicações geográficas protegidas da União Europeia.

Mais informação em: https://tradicional.dgadr.gov.pt/pt/cat/frutos-frescos/978-cereja-do-fundao-igp

Consulta pública da Comissão Europeia sobre indicações geográficas (IG) e especialidades tradicionais garantidas (ETG)

De 4 de novembro de 2019 a 27 de janeiro de 2020, a Comissão Europeia irá realizar uma consulta pública sobre indicações geográficas (IG) e especialidades tradicionais garantidas (ETG), que fazem parte da política de qualidade agroalimentar da UE.
Esta consulta é dirigida ao público em geral e às partes interessadas (produtores, processadores, autoridades nacionais, investigadores) e tem como objetivo recolher informações sobre o desempenho da política de qualidade dos produtos agrícolas, bem como encontrar formas de melhorar a sua eficiência e a simplificação de procedimentos.
Participe nesta consulta pública, respondendo ao questionário on-line, disponível em:
https://ec.europa.eu/info/law/better-regulation/initiatives/ares-2018-6538977/public-consultation_pt

Dia da Gastronomia Nacional celebra-se em Viseu nos dias 8 e 9 de junho

A gastronomia portuguesa está cheia de aromas e sabores diferentes. O Dia Nacional da Gastronomia põe na ‘mesa’ o que de melhor há no nosso país.

Está a chegar o Dia Nacional da Gastronomia!

Junte-se a nós e venha provar Portugal.
www.diadagastronomia.pt

CTT lançam 2ª Série de Selos de Raças Autóctones Portuguesas

No próximo dia 28 de janeiro irá ser emitida uma nova coleção de selos subordinada ao tema Raças Autóctones Portuguesas.
Mais uma vez esta emissão conta com uma colaboração dos CTT, Ruralbit e com o ilustrador e biólogo Carlos Medeiros.

Ler mais

Gala das Confrarias

Fonte: Centro TV

No próximo dia 15 de Dezembro, irá realizar-se a terceira edição da Gala da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG), em Condeixa-a-Nova.
Saiba mais...