Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Alheira de Barroso - Montalegre IGP

Alheira de Barroso - Montalegre IGP

Descrição: A Alheira de Barroso-Montalegre IGP é um enchido feito a partir de carne de porco de raça Bisara (ou do seu cruzamento com outras raças) com a adição de pequenas quantidades de carne de aves, caça, pão, azeite extra virgem, cebola, alho e condimentos picantes.

Alheira de Mirandela IGP

Alheira de Mirandela IGP

Descrição: A Alheira de Mirandela IGP é um enchido fumado em forma de ferradura, de cor castanho-amarelada, com aproximadamente 25 cm de comprimento e 3 cm de diâmetro, e peso compreendido entre 150 e 200 g. É obtida a partir de carne de porco de raça Bisara (ou do seu cruzamento com outras raças, desde que com 50% de raça Bísara), carne de aves, carne de animais de caça (facultativo), pão regional de trigo, banha de porco e azeite de Trás-os-Montes DOP, ou similar, condimentados com sal, alho e colorau. O interior apresenta uma textura heterogénea e é constituído por uma pasta fina e grumosa, na qual se apercebem pedaços de carnes desfiadas.

Alheira de Vinhais IGP

Alheira de Vinhais IGP

Descrição: A Alheira de Vinhais IGP é um enchido fumado em forma de ferradura, com aproximadamente 30 cm de comprimento e 2 cm de diâmetro, pesando entre 170 a 200 g e apresentando uma cor amarelo-acastanhada. É obtida a partir de carne de porco de raça Bísara (ou do seu cruzamento com outras raças, desde que com 50% de sangue Bísaro), carne de aves (apenas para a calda), pão regional de trigo e azeite de Trás-os-Montes, condimentados com sal, alho e colorau. Ao corte a massa apresenta um aspeto homogéneo, ainda que se notem as carnes desfiadas.

Bucho da Guarda

Bucho da Guarda

Descrição: Os Buchos da Guarda pesam entre 150 a 250 g, têm de diâmetro 25 a 35 cm e de comprimento 20 a 25 cm, quando esticados. Têm uma forma esférica-alongada e um aspeto rugoso. A massa interior não é coesa, pelo que se desagregam facilmente quando se tentam cortar em rodelas. O invólucro é constituído por bexiga ou por estômago de porco, atado nas pontas com fios de algodão. Têm um sabor ligeiramente picante.

Bucho da Sertã

Bucho da Sertã

Descrição: O Bucho da Sertã é um ensacado feito a partir do bucho de porco recheado, cosido manualmente com linha apropriada, enchido com uma mistura em que predominam a carne de porco, o presunto de porco, a carne de galinha, o chouriço de carne, o ovo, o pão de trigo e o arroz carolino, sendo também utilizados ingredientes como a cebola, o azeite, o sumo de laranja, o vinho branco, o sal o alho e a salsa. Facultativamente, podem ser usados o cravinho ou cravo-da-índia, a pimenta, o piripiri, a folha de louro e a noz-moscada. O revestimento externo é untado com uma mistura de massa de pimentão e gordura vegetal e/ou animal.

Butelo de Vinhais / Bucho de Vinhais / Chouriço de Ossos de Vinhais IGP

Butelo de Vinhais / Bucho de Vinhais / Chouriço de Ossos de Vinhais IGP

Descrição: O Butelo de Vinhais IGP é um enchido produzido a partir de carne, gordura, osso e cartilagem provenientes das costelas e coluna vertebral de porcos da raça Bísara ou com 50% de sangue Bísaro. A carne é temperada com alho, colorau, louro, vinho, água e sal. A sua cor varia entre do amarelo, o avermelhado e o castanho-escuro. Pode ser redondo, oval ou cilíndrico. Pesa entre 1 a 2 kg e tem 10 a 15 cm de diâmetro. Tem um sabor agradável e distinto e um aroma fumado persistente.