Cana Sacarina

Descrição: Gramínea vivaz, pertencente à espécie Saccharum officinale. Possui um colmo maciço, de cor arroxeada, do qual se retira o suco. Este, muito rico em sacarose, pode ser concentrado para a produção de mel-de-cana, destilado para a produção de aguardente ou cristalizado para obter o açúcar. Nesta cultura recorre-se à propagação vegetativa.

Chá

Descrição: As plantações de S. Miguel são constituídas por híbridos do tipo China e alguns do tipo Assam. A colheita é mecânica e inicia-se em abril, podendo ir até setembro.

Cogumelos Silvestres
Descrição: O que na globalidade é designado de cogumelos (silvestres), corresponde ás frutificações de alguns fungos que surgem na Natureza, sendo por isso considerados recursos endógenos de uma determinada região. Muitas são as espécies de cogumelos silvestres que se podem encontrar na região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Todos os cogumelos silvestres possuem caraterísticas diferentes pelos quais são reconhecidos e que permitem distinguir os cogumelos comestíveis e não comestíveis.
Cuscos

Descrição: Os cuscos são grãos aglomerados de farinha, cozidos a vapor com o auxílio de um recipiente próprio (a cuscuzeira), e secos ao ar ou ao sol, para poderem ser conservados durante vários meses. Com alguma pontualidade durante o ano, geralmente na Primavera ou no Outono, apenas algumas mulheres de algumas localidades de Vinhais e Bragança ainda confecionam os cuscos. Para isso, recorrem às masseiras de madeira onde colocam a farinha.

Cuscuz

Descrição: Massa granulada, consistindo em pequenos grânulos de cor acastanhada. O Cuscuz, depois de cozinhado, serve de acompanhamento em diferentes pratos, normalmente como substituto do arroz, É comercializado embala-do em sacos de plástico.

Ervas Aromáticas do Alentejo

Descrição: Coentros (Coriandrum sativum L.) — Planta de consistência herbácea, e caule cilíndrico muito ramificado. As folhas são semelhantes às da salsa, sendo mais recortadas e claras. Levam cerca de 1 semana a nascer, florescendo aos 50 dias, com flores brancas ou rosadas, em umbelas.

Poejo (Mentha pulegium) — Planta rasteira, de folhas arredondadas, cor verde brilhante e aroma forte.