Mel da Serra da Lousã

Descrição: O Mel da Serra da Lousã DOP é um excelente mel produzido pela abelha local Apis mellifera (sp. iberica). É um mel de coloração âmbar, por vezes muito escuro e muito viscoso. Tem um excelente sabor, com notas de floresta, húmus e urze.

Mel da Serra de Monchique DOP

Descrição: É um mel produzido pela abelha Apis mellifera (Ibérica) e é considerado um mel de néctar, com cor amarelo escura e particularmente rico em sais minerais.

Mel da Terra Quente

Descrição: O Mel da Terra Quente DOP é um mel produzido pela espécie de abelhas Apis mellifera Iberica normalmente encontrada na zona de Terra Quente, no Nordeste de Portugal. O néctar é recolhido da flora mediterrânea, típico desta região montanhosa onde a urze, o eucalipto, a alfazema, a giesta e, especialmente, o rosmaninho dominam a vegetação natural.

Mel das Terras Altas do Minho DOP

Descrição: Mel produzido pela abelha Apis mellifera mellifera (sp. Ibérica) em é região montanhosa, com flora característica. É um mel de néctar de flores, em que se encontra maioritariamente pólen das Ericáceas que fazem parte da flora melífera regional. Para além da urze (Erica wnblaia também conhecida na região como "queiró"), podemos encontrar a Erica ieíraiix, Erica cinerea, Erica arbórea, Erica vaquans, Erica ciliares e Calnna vulgaris.

Mel de Barroso

Descrição: O Mel de Barroso DOP é um mel produzido pela abelha local Apis mellifera (sp. iberica). O néctar tem origem no pólen das ericáceas que predominam na flora melífera regional. Este mel é um produto completamente natural e não sofreu nenhum processo industrial pelo que tende a cristalizar muito facilmente, especialmente em temperaturas frias.

Mel do Alentejo DOP

Descrição: “Mel do Alentejo DOP” é produzido por abelhas de raça local, Apis mellifera (sp. Ibérica).
Existe Mel do Alentejo DOP monofloral (Rosmaninho, Soagem, Eucalipto e Laranjeira) e multifloral.