Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Alfarroba

Alfarroba

Descrição: O fruto é uma vagem (acastanhada, quase preta, quando madura) em forma de silíqua, comprimida, coriácea, indeiscente, de 10 a 30 cm de comprimento.

Amêndoa do Algarve

Amêndoa do Algarve

Descrição: As amêndoas podem ser durázias ou de casca dura (as mais vulgares), molares (possuem um caroço frágil) e as cocas, cuja casca se parte com os dedos. A amêndoa é uma drupa proveniente de um híbrido de A. bucharica e A. fenziliana. Apresenta, mais vulgarmente, as seguintes dimensões: 30 mm de comprimento por 20 mm de largura e 15 mm de espessura. O miolo representa cerca de 25% do peso da amêndoa e pesa aproximadamente 1,5 g.

Amêndoa Douro DOP

Amêndoa Douro DOP

Descrição: Amêndoa com casca, proveniente de diversas variedades de Prunus Amygdalus L., que apresenta características próprias da respetiva variedade, bem desenvolvida, de coloração uniforme e praticamente isenta de defeitos. É um produto natural com características personalizadas resultante da conjugação harmoniosa de clima, solo, variedades bem adaptadas e operações culturais próprias.

Bolota

Bolota

Descrição: Fruto de forma oval, de cor castanha, cuja parte comestível corresponde à amêndoa. Esta tem igualmente forma oval, cor branco-amarelada e é constituída por dois cotilédones. A bolota, muito rica em óleo, pesa cerca de 10 g e mede 5 cm de comprimento.

Castanha da Padrela DOP

Castanha da Padrela DOP

Descrição: Entende-se por “Castanha da Padrela DOP” o fruto obtido a partir do castanheiro (Castanea sativa Mill). A principal variedade que constitui a “Castanha da Padrela DOP” é a variedade Judia, sendo também consideradas as variedades Lada, Negral, Côta, Longal e Preta. Podem também beneficiar do uso da denominação “Castanha da Padrela DOP”, as castanhas apresentadas na forma pilada, congelada, confitada ou em calda.

Castanha da Terra Fria DOP

Castanha da Terra Fria DOP

Descrição: Designa-se por Castanha da Terra Fria DOP os frutos obtidos a partir do castanheiro (Castanea sativa Mill), das variedades Longal, Judia, Côta, Amarelal, Lamela, Aveleira, Boa Ventura, Trigueira, Martaínha e Negral. Cada lote é constituído por 85% de uma das variedades podendo os restantes 15% ser completados por uma das outras variedades mencionadas. Podem também beneficiar do uso da denominação as castanhas piladas, congeladas, confitadas ou em calda.