Alho da Graciosa IGP

Descrição: O Alho da Graciosa da espécie Allium sativum L., produzido exclusivamente na ilha Graciosa, tem como principais características:
- Textura firme e macia;
- Sabor de intensidade alta, muito agradável que deixa um gosto residual pouco persistente;
- Cheiro de intensidade média-baixa (sem ser esmagado);
- Diâmetro da cabeça superior a 3 cm;
- Cor das túnicas dos dentes: rosa avermelhado;
- Apresenta valores elevados de Zinco (superior a 7 mg/Kg), Ferro (superior a 8mg/kg); Magnésio (superior a 170 mg/kg) e Alicina (superior a 3500 mg/kg).

Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas IGP

Descrição: Entende-se por Arroz Carolino das Lezírias a cariopse desencasulada da planta Oryza sativa L., subespécie Japónica, proveniente da variedade Aríete 2ª Geração.

Arroz Carolino do Baixo Mondego IGP

Descrição: Entende-se por Arroz Carolino do Baixo Mondego a cariopse desencasulada da espécie Oryza sativa L., subespécie Japónica, de diversas variedades, como Aríete, EuroSis, Augusto, Vasco e Luna, que por ser cultivada na região do Baixo Mondego, depois de descascada, branqueada e com teor de humidade igual ou inferior a 13%.

Batata de Trás-os-Montes IGP

Descrição: Batata de Trás-os-Montes é o tubérculo da planta Solanum tuberosum L., da família das Solanáceas, vulgarmente designada por batateira, produzida nas condições agro-ecológicas particulares de montanhas e dos vales sub-montanos de Trás-os-Montes. As cultivares utilizadas são: Desiree, Kennebec, Jaerla e Atlantic. A sua forma é aproximadamente cilíndrica e bastante variável de acordo com a variedade, mas homogénea dentro de cada variedade e lote. A epiderme é uma camada de células suberificadas de tons claros, de branco sujo a castanho-avermelhado. Ao corte tem aspeto húmido de tom branco-amarelado, perfeitamente homogéneo, sem qualquer oquidão. A porção exterior tem uma camada suberificada, quase sempre ligeiramente mais escura que a interior, podendo ser rosa claro ou avermelhado.

Batata Doce de Aljezur IGP

Descrição: A Batata doce de Aljezur IGP é a raiz adventícia da planta Ipomoea batatas L. (syn. Batatas edulis) da variedade Lira e da família das Convolvulaceas, que, por tuberculização, se toma carnuda. Apresenta uma forma piriforme alongada, de epiderme de cor púrpura ou castanho-avermelhada e polpa amarela. O calibre varia entre os 8,5×4,0 cm e os 16,5×7,1 cm e atinge um peso entre 50 e 450 g.

Batata-Doce doa Açores

Descrição: É a raiz tuberculosa, comestível e de sabor adocicado da Ipamoea Batata (L.) Poir, também denominada batata da ilha.