Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã

Logotipo do Diário da República Eletrónico

O Despacho n.º 5262/2018, de 25 de maio, reconhece a «Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã» como entidade gestora das denominações «Alheira de Barroso-Montalegre - IGP», «Chouriça de Carne de Barroso-Montalegre - IGP», «Chouriço de Abóbora de Barroso-Montalegre - IGP», «Presunto de Barroso - IGP», «Salpicão de Barroso-Montalegre - IGP» e «Sangueira de Barroso-Montalegre - IGP»

Carne de Bísaro Transmontano / Carne de Porco Transmontano DOP

Carne de Bísaro Transmontano / Carne de Porco Transmontano DOP

Descrição: A Carne de Bísaro Transmontano / Carne de Porco Transmontano DOP é proveniente de leitões (abatidos até aos 45 dias de vida) ou de machos castrados ou fêmeas (abatidos a partir dos 8 meses) da raça Bísara, criados de modo tradicional. Os leitões têm um peso de carcaça até 12 kg, os animais têm um peso de carcaça a partir dos 60 kg. Comercialmente pode apresentar-se em carcaças ou hemicarcaças, ou então em peças inteiras ou desmanchadas embaladas em vácuo.

Carne de Porco Alentejano DOP

Carne de Porco Alentejano DOP

Descrição: A Carne de Porco Alentejano DOP é obtida a partir de carcaças com um peso mínimo de 50 kg e máximo de 100 kg, provenientes de porcos de raça alentejana abatidos entre os 8 e os 14 meses de idade. É uma carne muito saborosa e suculenta, de grão fino, de cor entre o rosa pálido e rosa escuro e com uma gordura brilhante, firme, não exsudativa e de coloração branca.