Castanha da Padrela DOP

Descrição: Entende-se por “Castanha da Padrela DOP” o fruto obtido a partir do castanheiro (Castanea sativa Mill). A principal variedade que constitui a “Castanha da Padrela DOP” é a variedade Judia, sendo também consideradas as variedades Lada, Negral, Côta, Longal e Preta. Podem também beneficiar do uso da denominação “Castanha da Padrela DOP”, as castanhas apresentadas na forma pilada, congelada, confitada ou em calda.

Método de produção: Os agricultores dedicam-se com entusiasmo à sua cultura, porque há muito que a qualidade deste produto os prestigia. A recolha dos frutos é feita do chão, não podendo ser usado nenhum método mecânico, ou outro, que force a queda dos frutos da árvore a fim da maturação ser completa, decorrente da natural abertura dos “ouriços”. Apenas são colhidas as castanhas inteiras, sãs, não germinadas, isentas de insetos, de humidade exterior e de aroma ou sabor estranhos. O acondicionamento da castanha deverá ser sempre efetuado em local seco, arejado e com boas condições de higieno-sanitárias, não podendo haver mais de 10 % de frutos de cultivares diferentes da principal num mesmo lote.

Características particulares: Castanha de casca raiada, com boa aptidão para o descasque.

Área de produção: A área geográfica de produção (produção, tratamento e acondicionamento) está circunscrita às freguesias de Loivos, Moreiras, Nogueira da Montanha, Póvoa de Agrações, Santa Leocádia e São Julião de Montenegro, do concelho de Chaves, à freguesia de Jou, do concelho de Murça, às freguesias de Águas Revés e Castro, Alvarelhos, Algeriz, Canavezes, Carrazedo de Montenegro, Curros, Ervões, Friões, Padrela e Tazem, Rio Torto, Sanfins, Santa Maria de Emeres, Santiago da Ribeira de Alhariz, São João de Corveira, Serapicos, Tinhela e Vales, Virandelo, do concelho de Valpaços e freguesias de Valoura, Vreira de Bornes, Bornes de Aguiar e Tresminas, do concelho de Vila Pouca de Aguiar.

História: A presença do castanheiro em Trás-os-Montes é milenar, sendo aí cuidado como em mais nenhuma parte do mundo, tendo-se estabelecido entre esta árvore e o povo desta região, laços de interdependência por a castanha ter representado uma das principais fontes alimentares. Para comprovação, basta a referência de José Mattoso ao facto desta castanha ter servido para pagamento de rendas de terras, no século XIII.

Caderno de especificações (pdf)

Caderno de especificações – alteração em Consulta Pública Nacional (pdf)

Área geográfica

Agrupamento de produtores
Associação Regional dos Agricultores das Terras de Montenegro

Organismo de controlo e certificação
CERTIS -Controlo e Certificação, Lda.

Plano de controlo
Plano de controlo (pdf)

Publicação em DR