Alfarroba

Descrição: O fruto é uma vagem (acastanhada, quase preta, quando madura) em forma de silíqua, comprimida, coriácea, indeiscente, de 10 a 30 cm de comprimento.

Amêndoa de Trás-os-Montes IGP
Descrição: A Amêndoa de Trás-os-Montes é o fruto da amendoeira (Prunus dulcis L.), das variedades Guara, Soleta, Lauranne, Ferraduel, Marinada, Ferragnez, Belona, Vayro, Refego, Verdial e Pegarinho, ou de outras variedades que ve-nham a ser utilizadas, e destina-se à alimentação humana.
A Amêndoa de Trás-os-Montes deve encontrar-se sã e seca, isenta de lesões por pragas ou doenças e sem quaisquer odores ou sabores atípicos ou sinais de rancificação.
 
Amêndoa do Algarve

Descrição: As amêndoas podem ser durázias ou de casca dura (as mais vulgares), molares (possuem um caroço frágil) e as cocas, cuja casca se parte com os dedos. A amêndoa é uma drupa proveniente de um híbrido de A. bucharica e A. fenziliana. Apresenta, mais vulgarmente, as seguintes dimensões: 30 mm de comprimento por 20 mm de largura e 15 mm de espessura. O miolo representa cerca de 25% do peso da amêndoa e pesa aproximadamente 1,5 g.

Amêndoa Douro DOP

Descrição: Amêndoa com casca, proveniente de diversas variedades de Prunus Amygdalus L., que apresenta características próprias da respetiva variedade, bem desenvolvida, de coloração uniforme e praticamente isenta de defeitos. É um produto natural com características personalizadas resultante da conjugação harmoniosa de clima, solo, variedades bem adaptadas e operações culturais próprias.

Bolota

Descrição: Fruto de forma oval, de cor castanha, cuja parte comestível corresponde à amêndoa. Esta tem igualmente forma oval, cor branco-amarelada e é constituída por dois cotilédones. A bolota, muito rica em óleo, pesa cerca de 10 g e mede 5 cm de comprimento.

Castanha da Padrela DOP

Descrição: Entende-se por “Castanha da Padrela DOP” o fruto obtido a partir do castanheiro (Castanea sativa Mill). A principal variedade que constitui a “Castanha da Padrela DOP” é a variedade Judia, sendo também consideradas as variedades Lada, Negral, Côta, Longal e Preta. Podem também beneficiar do uso da denominação “Castanha da Padrela DOP”, as castanhas apresentadas na forma pilada, congelada, confitada ou em calda.