• Confraria da Carne Barrosã
    Confraria da Carne Barrosã
  • Confraria das Sardinhas Doces de Trancoso
    Confraria das Sardinhas Doces de Trancoso
  • Confraria Gastronómica da Madeira
    Confraria Gastronómica da Madeira
  • Confraria da Broa de Avintes
    Confraria da Broa de Avintes
  • Confraria dos Sabores da Abóbora
    Confraria dos Sabores da Abóbora
  • Confraria Gastronómica
    Confraria Gastronómica "Gastrónomos dos Açores"
  • Confraria do Queijo de São Jorge
    Confraria do Queijo de São Jorge
  • Confraria Gastronómica do Mar
    Confraria Gastronómica do Mar
  • Confraria Gastronómica de Almeirim
    Confraria Gastronómica de Almeirim
  • Confraria do Anho Assado com Arroz no Forno
    Confraria do Anho Assado com Arroz no Forno
  • Confraria do Maranho
    Confraria do Maranho
  • Confraria Gastronómica Pinhal do Rei
    Confraria Gastronómica Pinhal do Rei
  • Confraria de Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco”
    Confraria de Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco”
  • Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal
    Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal
  • Confraria dos Gastrónomos da Região de Lafões
    Confraria dos Gastrónomos da Região de Lafões
  • Real Confraria da Cabra Velha
    Real Confraria da Cabra Velha
  • Confraria da Lampreia de Penacova
    Confraria da Lampreia de Penacova
  • Confraria Gastronómica “O Rabelo”
    Confraria Gastronómica “O Rabelo”
  • Confraria da Chanfana
    Confraria da Chanfana
  • Confraria Gastronómica dos Aromas e Sabores Raianos
    Confraria Gastronómica dos Aromas e Sabores Raianos
  • Confraria Gastronómica de Sever do Vouga
    Confraria Gastronómica de Sever do Vouga
  • Confraria do Bucho Raiano
    Confraria do Bucho Raiano
  • Confraria Gastronómica da Gândara
    Confraria Gastronómica da Gândara
  • Confraria da Broa d’Avanca
    Confraria da Broa d’Avanca
  • Confraria do Bolo de Ançã
    Confraria do Bolo de Ançã
  • Confraria Gastronómica das Tripas à Moda do Porto
    Confraria Gastronómica das Tripas à Moda do Porto
  • Confraria de Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco”
    Confraria de Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco”
  • Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo
    Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo
  • Confraria Gastronómica O Moliceiro
    Confraria Gastronómica O Moliceiro
  • Confraria Gastronómica do Arroz e do Mar
    Confraria Gastronómica do Arroz e do Mar
  • Confraria Nabos e Companhia
    Confraria Nabos e Companhia
  • Confraria dos Gastrónomos do Algarve
    Confraria dos Gastrónomos do Algarve
  • Confraria dos Ovos-moles
    Confraria dos Ovos-moles
  • Confraria Queijo do Rabaçal
    Confraria Queijo do Rabaçal
  • Confraria da Gastronomia do Ribatejo
    Confraria da Gastronomia do Ribatejo
  • Confraria da Castanha
    Confraria da Castanha
  • Confraria da Marmelada de Odivelas
    Confraria da Marmelada de Odivelas
  • Confraria do Chícharo
    Confraria do Chícharo
  • Confraria das Papas de S. Miguel
    Confraria das Papas de S. Miguel
  • Confraria dos Gastrónomos da Região de Lafões
    Confraria dos Gastrónomos da Região de Lafões
  • Confraria Gastronómica “As Saínhas de Vagos”
    Confraria Gastronómica “As Saínhas de Vagos”
  • Confraria do Vinho de Lamas
    Confraria do Vinho de Lamas
  • Confraria Gastronómica do Bucho de Arganil
    Confraria Gastronómica do Bucho de Arganil
  • Confraria do Bodo
    Confraria do Bodo
  • Confraria Almas Santas da Areosa e do Leitão
    Confraria Almas Santas da Areosa e do Leitão
  • Confraria da Fogaça da Feira
    Confraria da Fogaça da Feira
  • Confraria do Queijo Serra da Estrela
    Confraria do Queijo Serra da Estrela
  • Confraria Atlântica do Chá
    Confraria Atlântica do Chá

 

 

Trajes das
confrarias

Todos os trajes

trages

tileback_2.jpeg
DOP
Denominação de Origem Protegida
IGP
Indicação Geográfica Protegida
ETG
Especialidade Tradicional Garantida

Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

 

 

saber fazer

Pão Moreno, Bolo Moreno

Caraterísticas particulares: Tem como ingredientes de destaque a canela e a aguardante, que lhe conferem a cor escura e um sabor particular que lhe é dado pela mistura destes dois ingredientes.

Região: Trás-os-Montes e Alto-Douro. Especificamente no município de Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta.

Ingredientes Utilizados: ½ kg de farinha, 3 ovos, 1 colher de manteiga, 1 pacote de canela, ½ kg de açúcar, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, 1 colher de fermento, 1 copo do vinho de aguardente.

Modo de preparação: O modo de preparação segue o modo tradicional de confeção de bolos caseiros, muitas vezes sem recurso a batedeiras elétricas.
 
Saber fazer: Trata-se de uma receita de bolo simples, parecido com o pão-de-ló que requeria apenas a mistura dos ingredientes numa massa com canela ovos e açúcar.
De acordo com a receita cedida por Maria Gentil Vaz e herdada da família, de Mós - Torre de Moncorvo e recolhida pelo Município de Torre de Moncorvo - Batem-se todos os ingredientes juntos com a mão até estarem bem misturados. Coloca-se a massa numa forma untada com azeite e polvilhada com farinha. Coze em forno bem quente.

Formas de Comercialização: Trata-se de um bolo de confeção caseira para consumo no contexto familiar, habitualmente em celebrações familiares, não sendo por isso habitualmente comercializado em pastelarias ou outros comércios.

Disponibilidade do produto ao longo do ano: De acordo com a tradição, o seu consumo ocorre em períodos festivos, particularmente familiares como os casamentos ou batizados, mas também pode ser consumido em períodos festivos das localidades. Pode assim ser consumido pontualmente ao longo do ano.
 
Historial do produto: São poucas as referências que se encontram sobre o bolo moreno, bolo pardo ou pão moreno. É também difícil de explicar a sua predominância nas localidades do concelho de Moncorvo - que o reclama como produto gastronómico característico do território. São também sobretudo as referências à gastronomia moncorvense que a ele fazem menção que nos dão algumas notas sobre o contexto do seu consumo entre os locais.
Referenciado no "Roteiro de Minas e Pontos de Interesse Geológico do Norte de Portugal" ao lado de outros pratos típicos de Moncorvo, é ainda identificado como património gastronómico moncorvense na tese de Mestrado "A riqueza do património imaterial e o desenvolvimento local e turístico" (Rocha:2014). O escritor mirandelense, Jorge Lage, faz-lhe também menção em "Romanceiro da Castanha", dizendo que se trata de um "doce típico de algumas aldeias, com muita tradição na zona leste do concelho. Este bolo muito apreciado, tem como ingredientes fundamentais a canela e a aguardante, que lhe conferem a cor escura e um sabor inconfundível. Muitas vezes é acompanhado de queijo de cabra ou de ovelha. Tradicionalmente, era servido nos casamentos e batizados, já que lhe eram atribuídas propriedades afrodisíacas."
Mais frequentemente denominado neste concelho por bolo moreno ou mesmo pão moreno, uma vez que não se tratava efetivamente de um bolo muito doce que podia acompanhar outros produtos que tipicamente se consomem com pão de trigo, como o queijo, mas é também denominado bolo pardo. Esta denominação é também encontrada em receita semelhante no livro, referência da cozinha tradicional portuguesa, de Mirene "O Segredo das Cozinheiras". Curiosamente, a referência a este bolo, em receita semelhante, surge ainda na publicação internacional Yogurt, Yoghurt, Youghourt: An International Cookbook da autora Linda Fuller com a denominação portuguesa "bolo pardo" e a tradução portuguese cinammon cake, descreve-o como uma especialidade ibérica de canela - a receita não inclui aguardente e sim iogurte, configurando-se assim como uma variante que não reproduz na integra a especificidade do bolo moreno moncorvense, mas revela assim possíveis variações da receita num âmbito geográfico mais abrangente.

Representatividade na alimentação local: Concelho de Torre de Moncorvo.

Outros elementos documentais (escritos, fotográficos, videográficos, etc): FULLER, Linda (2020), Yogurt, Yoghurt, Youghourt: An International Cookbook, CRC Press.
MIRENE (2009), O Segredo das Cozinheiras. Porto Editora.
ROCHA, Júlio Filipe Seixas da (2014), Tese de Mestrado: Torre de Moncorvo - A riqueza do património imaterial e o desenvolvimento local e turístico, FLUP.
Online:
Pão Moreno | CM Torre de Moncorvo (cm-moncorvo.pt)
Roteiro de Minas e Pontos de Interesse Geológico do Norte de Portugal
Gastronomia de Torre de Moncorvo
 
Fonte do registo: Município da Torre de Moncorvo