Abacate

Descrição: Fruto da espécie Persea gratissima Gaerthn, ovóide ou piriforme, atingindo 8 a 12 cm de comprimento e até 15 cm de largura. A polpa, inicialmente verde, passa a amarelada quando bem madura e envolve a semente que é globulosa e grande. A polpa do abacate, de textura finíssima, é comestível e possui um sabor comparável ao da manteiga. As variedades mais cultivadas apresentam frutos de cor violácea ou verde.

Ameixa d’Elvas DOP

Descrição: A Ameixa d’Elvas DOP é uma ameixa pertencente à variedade Rainha cláudia da espécie Prunus domestica.

Ananás dos Açores / São Miguel DOP

Descrição: O Ananás dos Açores / São Miguel DOP é um fruto da espécie Ananas comosus (L.) Merr., variedade ‘Cayene’, produzido de forma tradicional e apresentando características sensoriais, químicas e organoléticas específicas.

Anona da Madeira DOP

Descrição: A Anona da Madeira DOP é uma fruta sub-tropical exótica pertencente à espécie Anona cherimolia Mill.

Banana da Madeira

Descrição: Plantas herbáceas, vivazes, acaules (falso tronco constituído pelas bainhas das folhas), pertencentes à espécie Musa cavendishii, com folhas frequentemente muito grandes e com altura entre 1,30 e 1,70 m. A planta multiplica-se através de rebentos emitidos a partir da base. Depois de originarem folhas, as plantas emitem um escape floral, no qual os primeiros grupos de flores originam o fruto comestível. Os frutos, dispostos em cachos, são bagas alongadas, com um comprimento médio de 14 cm.

Capucho

Descrição: Fruto da variedade Physalis peruviana L. (Cape Goosberry), rico em vitaminas A, B, C (60 mg/100 g ), com elevados teores de fósforo e ferro. É uma baga com um diâmetro de 1,5 a 3,5 cm, com várias sementes achatadas, assemelhando-se a um tomate em miniatura. O fruto está maduro quando o invólucro ou «capucho» está castanho e o fruto alaranjado. Tem um sabor peculiar que corresponde a uma mistura dos sabores de morango, kiwi e groselha, e o aspeto de pequeníssimo tomate quando livre do seu invólucro acastanhado.