Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Azeite de Moura DOP

Azeite de Moura DOP

Descrição: Azeite virgem e virgem extra composto pelas variedades de azeitona Verdeal (entre 15 e 20%), variedade Cordovil (entre 35 a 40%) e variedade Galega (percentagem restante).

Método de produção: São utilizadas apenas azeitonas maduras sendo o transporte até ao lagar efectuado com brevidade, após a colheita, para evitar a sua deteorização, em recipientes de tamanho médio, que permitem uma boa circulação do ar. Uma vez no lagar, as azeitonas são separadas segundo a sua proveniência, variedade e qualidade, são limpas e lavadas. Após 24 horas da lavagem, a azeitona é moída e batida, a uma temperatura máxima de 30 ⁰C, durante 25 a 30 minutos, nos sistemas clássicos de prensas e, 50 minutos, nos sistemas de centrifugação. A pasta de azeitona é decantada e centrifugada, de forma a separar a fase líquida (azeite e águas ruças) da sólida (borras) e armazenados em depósitos à temperatura de 15-16 ⁰C.

Características particulares: O azeite de Moura DOP é de baixa a muito baixa acidez, de cor amarela esverdeada, com aroma e sabor frutado. É ainda amargo e picante nos primeiros meses a seguir à sua extracção. A combinação das principais variedades de azeitonas tradicionais da região torna-o num azeite peculiar.

Área de produção: O Azeite de Moura DOP é produzido na localidade de Moura e de Serpa (distrito de Beja) e, também, em Mourão (distrito de Évora).

História: A produção de azeite de Moura era já conhecida pelos Romanos e citada por Plínio (I século), que se admirava da arte do povo desta região no que respeita a olivicultura. Estrabão faz referência às exportações para Roma do magnífico azeite proveniente da planície do Alentejo. Existem vários ditados populares alusivos que por exemplo, quando se quer salientar a inteligência de alguém diz-se que é “tão fino como o azeite de Moura”.

Caderno de especificações (pdf)

Área geográfica

Agrupamento de produtores
Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos CRL

Organismo de controlo e certificação
SATIVA, Desenvolvimento Rural Lda

Publicação jornal oficial UE
REG (CE) n.º 1107.1996 L148 21.06.1996

Publicação em DR
Despacho n.º 8/94, de 26 de janeiro
Aviso n.º 4313/2005, de 21 de abril