Mangotes de Aldeia Nova / Mangotos de Aldeia Nova

Descrição: É um enchido em forma de cilindro, de cor vermelha acastanhada, com peso aproximado de 1 kg. Como invólucro é utilizada a pele do chispe de porco. Apresenta um aroma singular e sabor picante.


Características particulares: Enchido feito de chispe de porco desossado e recheado com rim, orelha e lombo, que é cozido em água e vinho branco e posteriormente secado, no forno ou no fumeiro.

Região: Alentejo

Ingredientes utilizados: 2 rins, 1 orelha, 2 chispes desossados e 1 kg de lombo de porco de raça alentejana; noz-moscada, vinho branco, vinagre, cebola, sal e pimenta preta.

Modo de preparação: Tira-se a pele aos chispes, com todo o cuidado, para não as rasgar. Limpam-se os rins e as orelhas de porco e cortam-se em pequenos cubos. Corta-se o lombo do mesmo modo e mistura-se. Tempera-se tudo com sal e pimenta preta moída. Deixa-se ficar assim de um dia para o outro. Salpicam-se as peles, por dentro, com sal e pimenta e cosem-se com agulha e linha, num dos lados. No dia seguinte, enchem-se estes saquinhos com as carnes escorridas e temperadas com pimenta em grão, e cosem-se, de modo a ficarem bem fechadas. Em seguida, mergulham-se os Mangotes numa panela que está ao lume, com uma mistura de água e vinho branco em partes iguais, que deve cobrir os enchidos. Deixam-se cozer. Escorrem-se os Mangotes e levam-se a secar, no forno ou no fumeiro. Os Mangotes comem-se como carnes frias, cortados às rodelas.

Saber fazer: Produto genuíno e singular, de fabrico artesanal, ligado à cultura e à tradição local.

Formas de comercialização: Restaurantes e comércio da região.

Disponibilidade do produto ao longo do ano: Durante todo o ano.

Historial do produto: Produto obtido da matança do porco da raça alentejana com elevada tradição nas famílias mais abastadas.

Representatividade na alimentação local: Era servido por tradição no Natal e durante as matanças dos porcos.

Fonte: DGADR, com base em elementos cedidos pela Câmara Municipal de Serpa e em "Cozinha Tradicional Portuguesa", Maria De Lourdes Modesto, 2012, Verbo Editora, e “Cozinha Tradicional do Alentejo - a memória dos temperos", Maria Antónia Goes, 2014, Colares Editora.

Foto: Cedida pela Câmara Municipal de Serpa