Paio Branco

Descrição: Lombo de porco temperado e envolvido no peritoneu cosido e atado.

Região: Alentejo.

Particularidade: Enchido que, por ser temperado apenas com sal e alho, apresenta uma cor muito clara.

História: A história dos enchidos no Alentejo está estreitamente ligada à flora típica desta região, de montado de sobreiros, que permite a criação de porcos em grandes varas. Esses porcos fornecem a carne que é ainda hoje uma das bases da alimentação alentejana. Os enchidos do Alentejo devem a sua excelente qualidade à carne com que são produzidos, pois alguns deles, como no caso presente, são muito pouco temperados. Antigamente era usual as mulheres que tratavam destes enchidos untarem os braços com banha de porco para não correrem o risco de transmitir à preciosa carne de porco o aroma do seu corpo.

Uso: Consumido em cru, acompanhado de pão, a constituir um petisco de grande qualidade, ou como merenda ou complemento de refeição.

Saber fazer: O lombo de porco inteiro é muito bem esfregado com uma massa feita de sal, alho e água. É depois deixado em repouso nesta calda durante 8 dias, sendo voltado duas vezes por dia. Findo este prazo, é limpo e envolvido na pele da banha do porco (peritoneu), cosido com agulha e linha, atado e posto em fumeiro de lenha de sobro e azinho durante um mês.

Fonte: Produtos Tradicionais Portugueses, Lisboa, DGDR, 2001