Farinheira Raiana

Descrição: Enchido regional fabricado à base de pão de trigo, água da cozedura dos ossos, gordura triturada, carne dos ossos, azeite, cebola, condimentos (canela, sal, louro, alho, colorau doce e colorau picante), enchido em tripa de vaca. Tem comprimento de 25 a 35 cm, diâmetro de 2,5 a 3,5 cm e peso de 150 a 250 g.

Região: Centro.

Particularidade: Enchido com formato de ferradura, consistência semimole, com tendência a expandir quando cozido e cortado às rodelas, sabor a canela e a picante e cor alaranjada-escura.

História: É um enchido típico desta zona, dos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e de Almeida, sendo as suas características conhecidas desde há dezenas de anos pelas pessoas mais idosas da região. É por isso difícil estabelecer a origem da confeção deste produto, embora numa edição de 1969 sobre usos e costumes de um concelho desta região se citem as farinheiras como fazendo parte da alimentação da população.

Uso: Consumida cozida, como acompanhamento de pratos da cozinha tradicional da região.

Saber fazer: Pão de trigo partido às fatias finas, amolecido com a água quente da cozedura dos ossos que foram previamente temperados com sal, louro e alho. Esmaga-se tudo com a mão e junta-se azeite fervido com louro, colorau doce, colorau picante e cebola picada. Junta-se canela a gosto e, por fim, as gorduras de porco trituradas. Enche-se a tripa de vaca, ata-se nas pontas e vai ao fumeiro (com lenha de carvalho e castanheiro) entre 1 a 2 semanas.

Fonte: Produtos Tradicionais Portugueses, Lisboa, DGDR, 2001