Queijo Rabaçal DOP

Descrição: O Queijo Rabaçal DOP é um queijo curado de pasta semidura a dura, branco-mate, com poucos ou nenhuns olhos pequenos e irregulares disseminados na massa, produzido de forma artesanal a partir de uma mistura de leites de ovelha e cabra por ação do coalho de origem animal.

Método de produção: Após a ordenha manual, os leites são transportados para a queijaria, onde são coados com um pano para o recipiente onde são misturados e coagulados através de um coalho de origem animal. Após o período de coagulação (que dura 45 minutos a uma hora), a coalhada é retirada à mão para um coador, sendo de seguida depositada dentro do cincho. Quando o soro estiver completamente esgotado, procede-se a uma leve prensagem manual e salga-se o queijo. Ao fim de 2 a 4 dias após a salga as cintas são retiradas e os queijos são colocados em prateleiras. Durante a cura os queijos são lavados 3 vezes por semana, raspados com um pedaço de telha, faca ou mesmo uma folha de figueira, limpos os com um pano de linho ou de algodão e colocados novamente no local de cura. O tempo de cura não pode ser inferior a 20 dias.

Características particulares: Muito do sabor distintivo deste queijo é devido a uma planta chamada “Santa Maria”. Trata-se de um tomilho espontâneo, abundante nesta área, que serve de alimento às ovelhas e cabras que fornecem o leite para a produção deste queijo.

Área de produção: Ocupando cerca de 850 km2, a área de produção do Queijo Rabaçal DOP situa se entre os distritos de Coimbra (concelho de Penela, parte dos concelhos de Condeixa a Nova e de Soure) e Leiria (concelho de Ansião, parte dos concelhos de Alvaiázere e de Pombal).

História: São ancestrais as origens do Queijo Rabaçal DOP. O seu nome deriva da povoação do Rabaçal, já referenciada em documentos escritos datados de 1139. As suas qualidade e reputação são referidas por inúmeros autores, entre os quais Eça de Queirós no seu livro “A Cidade e as Serras” (“cada queijo, um desses queijinhos redondos, como o Camembert ou o Rabaçal, pode vir a custar-te, a ti Jacinto queijeiro, entre duzentos e cinquenta e trezentos mil réis”).

Marca de certificação
marca rabacal

Caderno de especificações (pdf)

Área geográfica

Agrupamento de produtores
COPRORABAÇAL - Cooperativa de Produtores do Queijo do Rabaçal, C.R.L

Organismo de controlo e certificação
CODIMACO - Certificação e Qualidade Lda

Publicações no Jornal Oficial da UE
Regulamento (CE) n.º 1107/96 da Comissão – L148 21.06.1996

Publicação em DR
Despacho n.º 12/1994 – 26.01.1994
Aviso n.º 14787/2009 – 20.08.2009