Manteiga dos Açores

Descrição: Designa-se por “Manteiga dos Açores”, a manteiga obtida exclusivamente da nata pasteurizada proveniente de leite de vaca, com ou sem adição de sal. Não é permitida a utilização de leite reconstituído. A “Manteiga dos Açores” caracteriza-se por ser um produto:
- Sem qualquer tipo de adição de fermentos lácteos, corantes ou conservantes,
- Com valores de betacaroteno ≥5 mg KOH/g, (método de cromatografia líquida de alta eficiência);
- Com aroma e sabor intenso, pautado por um paladar lácteo e fresco.

Método de produção: A “Manteiga dos Açores” é obtida a partir da nata pasteurizada de leite de vaca proveniente unicamente da área geográfica delimitada do Arquipélago dos Açores, onde os animais são criados com técnicas locais de maneio tradicional e têm acesso a um pastoreio contínuo durante todos os meses do ano.

Características particulares: Os valores elevados do betacaroteno conferem uma coloração natural e mais intensa à manteiga, consequência da alimentação típica dos animais à base de pastagens.

Área de produção: A área geográfica de produção e embalamento da “Manteiga dos Açores” é o Arquipélago dos Açores.

História: A relação entre os Açores, a manteiga açoriana e a sua notoriedade é hoje unanimemente reconhecida, sendo que remontará ao Século XVI, a sua popularidade, já que, a título de exemplo, até Gaspar Frutuoso, o mais antigo cronista açoriano no seu livro “Saudades da Terra” (1580-1590), no volume III, referia que “…o leite é muito grosso e assim faz muita manteiga, e em nenhuma parte dão as vacas mais…”
Data de 1896, a primeira alusão à manteiga embalada nos Açores conforme refere Vítor Machado Faria e Maia nas suas publicações “Os lacticínios no distrito de Ponta Delgada” onde cita “…a fábrica de lacticínios Leopoldina chegou a vender 100 quilogramas semanais em pacotes de 250 gramas no estabelecimento de George Hayes, que era naquela época a mercearia que melhor clientela possuía…”

Caderno de especificações (pdf)

Agrupamento de produtores
CALL – Centro Açoriano de Leite e Lacticínios

Organismo de Controlo e Certificação
IAMA, IPR. - Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas

Publicações no jornal oficial da EU
JOUE C 255 de 20.07.2023
JOUE L 2627 de 24.11.2023

Publicação em DR
Despacho n.º 7/2020/A - 03.11.2020