Bacalhau à Braga
Tags: Norte

Descrição: O “Bacalhau à Minhota”, também denominado de “Bacalhau Minhoto”, “Bacalhau à Moda do Minho” ou “Bacalhau à Narcisa” ou é um prato confecionado com postas ou lombos de bacalhau frito acompanhadas com batatas fritas e cebolada.

Características particulares: Prato cozinhado que constitui uma referência na região do Minho e também no resto do país.

Região: Minho.

Ingredientes utilizados: Bacalhau, batata, cebola, azeite, sal, alho, colorau ou pimentão-doce, pimenta, cravinhos-da-índia, louro.

Modo de preparação: Depois de demolhadas as postas de bacalhau, estas são fritas em azeite. Fritam-se depois batatas e cebola às rodelas. Juntam-se condimentos a gosto ao azeite em que se fritou. Colocam-se as postas de bacalhau numa travessa e dispõe-se por cima as batatas e a cebola. Rega-se com o azeite temperado.

Saber fazer: A fritura do bacalhau e o tempero do azeite.

Formas de comercialização: Restaurantes.

Disponibilidade do produto ao longo do ano: Durante todo o ano.

Historial do produto: Este prato celebrizou-se através do restaurante Narcisa, aberto em 1930 na cidade de Braga. Contudo, a sua origem poderá ser ainda mais antiga. Com efeito, Alfredo Saramago, no seu livro “Cozinha do Minho” (2000) aponta a existência de receita similar no caderno de refeitório do Mosteiro de Tibães, no ano de 1893.
Na sequência da fama alcançada, esta receita foi adotada por vários outros restaurantes da região. Conforme foi ganhando destaque no resto do país, surgiram outras denominações para este prato, tais como “Bacalhau Minhoto”, “Bacalhau à Minhota” ou “Bacalhau à Moda do Minho”.

Representatividade na alimentação local: presença obrigatória na gastronomia do Minho e também no resto do país.

Fonte: DGADR, com base no livro “Cozinha do Minho”, Alfredo Saramago, 2000, Assírio & Alvim e em Clube Vinhos Portugueses

Fonte da Foto: Clube Vinhos Portugueses