Pão de Cornos

Descrição: Pão de textura rugosa, cor castanha clara, sabor e odor a azeite. 

Características particulares: Pão feito em forno de lenha e barrado com azeite, em forma de meia-lua.

Espécies, variedades ou raças: Pão de trigo.

Ligação à paisagem natural: O local onde o pão é produzido é bastante rico em azenhas de água, pelo que, a farinha de milho e trigo, foi bastante comercializada na zona.

Ingredientes utilizados: Farinha de trigo, fermento, azeite, sal e água.

Modo de preparação: De véspera, amassa-se a farinha com o fermento, sal e água. Deixa-se levedar até ao dia seguinte. Enquanto se aquece o forno, dá-se abas à massa e deixa-se levedar, novamente. Depois de estar lêveda, tendem-se pequenas bolas de massa que se levam a repousar, num tendal branco e deixam-se outra vez a levedar. Depois do forno quente, retiram-se-lhe as brasas com o rodo e varre-se o forno com o “sorrascador”. De seguida, espalmam-se as bolas de massa, barram-se com azeite, dobra-se a massa e dá-se-lhe a forma de meia-lua. Vai a cozer ao forno.

Saber fazer: “dar abas”- quando a massa está lêveda - com as mãos molhadas, dá-se-lhe volta, para que perca o ar e voltar a levedar.

Formas de comercialização: É comercializado por uma padeira do lugar de Lavandeira, freguesia de Soza.

Disponibilidade do produto: Ao longo de todo o ano.

Historial do produto: é um pão caseiro, que era confecionado em ocasiões festivas, especialmente, para oferecer nos casamentos, às crianças, que iam, à igreja, atirar flores aos noivos.
É um produto em vias de extinção, pois só pessoas bastante idosas o sabem confecionar, à exceção de uma padeira, que se entregou, à tarefa de promover o seu renascimento.
Representatividade na alimentação local: não era muito representativo, pois é um produto que ficava caro, pelo que, só era confecionada, em situações especiais de festas ou comemorações familiares.
Hoje em dia, já está a ser comercializado, e tem vindo a dar-se a conhecer, através da nossa Confraria, em eventos culturais, sendo bastante apreciado.

Disponibilidade do produto: Oferta contínua.

Outras designações: Pão de azeite.

Área geográfica de produção: Concelho de Vagos, freguesia de Soza, lugar de Lavandeira.

Fonte: Confraria Gastronómica As Saínhas de Vagos