Pão de Casa

Descrição: Pão de amassadura doméstica, feito com trigo regional e batata-doce. É de preferência um pão fechado nas costas Oeste e Norte da ilha, arredondado na Ponta do Sol e alongado nas outras povoações rurais. Este pão pode ser consumido durante muitos dias, consoante a necessidade familiar. É normalmente um pão que pesa cerca de 1 kg e leva 75% de farinha de trigo, 17% de batata-doce e 8% de massa fresca de pão, usada como fermento.

Região: Região Autónoma da Madeira.

Outras denominações: Pão Regional. Pão de Trigo da Terra. Pão de Família.

Particularidade: Pão feito com farinha de trigo e batata-doce, cozido em forno de lenha.

História: O pão fabricado em casa desde muito cedo começou a fazer parte da economia familiar. Para esse fim, todas as habitações antigas eram dotadas de um fornilho que ainda hoje se vê como uma excrescência na parte posterior ou lateral do edifício. Eduardo C. N. Pereira refere nas Ilhas de Zargo: «Já em 1461, nos Capítulos enviados ao Duque D. Fernando, sucessor do Infante D. Henrique no Mestrado de Cristo, pediu-se, entre outras isenções, que não fosse permitido o uso de forno em caso particular, salvo fornalha para um alqueire de pão.» A observância desta isenção limitou a capacidade do forno madeirense até aos nossos dias.

Uso: É utilizado como base ou acompanhamento das refeições. É muito frequente na restauração tradicional, acompanhando os pratos típicos como a espetada de carne de vaca em pau de loureiro.

Saber fazer: Num alguidar, misturam-se a farinha, a água e o fermento já preparado anteriormente. Depois do fermento ser desfeito e misturado com a farinha e a batata-doce amassa-se durante aproximadamente 1h, até a massa começar a fazer «bexiga». A massa, depois de lêveda, vai a cozer, durante cerca de 45min., em forno de lenha, o qual foi previamente levado à temperatura ideal.

Fonte: Produtos Tradicionais Portugueses, Lisboa, DGDR, 2001