Ginja de Óbidos e Alcobaça IG

Descrição: Designa-se por Ginja de Óbidos e Alcobaça os frutos da cultivar “Galega”, pertencente à família das Rosáceas, subfamília das Prunóideas, género Prunus e espécie Prunus cerasus L. que, obtidos na área geográfica, se caraterizam essencialmente pela cor vermelha, calibre pequeno, forma ligeira-mente achatada.

Método de produção: A produção do fruto e a respetiva colheita são as fases específicas da área geográfica delimitada. A zona de produção da Ginja de Óbidos e Alcobaça fica situada, entre a Serra dos Candeeiros e o Oceano Atlântico, o que condiciona a existência de um microclima muito específico e característico da área geográfica delimitada. Associado a solos com boa aptidão para o efeito, estão reunidas as condições para a produção de Ginja de Óbidos e Alcobaça de grande qualidade organolética e de características específicas, que a diferencia das ginjas obtidas noutras regiões.

Características particulares: A Ginja de Óbidos e Alcobaça, obtida na área geográfica delimitada, carateriza-se essencialmente pela cor vermelha, pela elevada percentagem em açúcar e por uma acidez também elevada, o que lhe confere um gosto agridoce equilibrado e aroma intenso, caraterísticas essenciais para a sua utilização como ingrediente na produção de géneros alimentícios que incorporam este produto.

Área de produção: A área geográfica de produção da Ginja de Óbidos e Alcobaça está delimitada do ponto de vista administrativo aos concelhos de Óbidos, Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Bombarral, Cadaval e ainda as freguesias de Juncal, Calvaria de Cima, Pedreiras, Porto de Mós (São João Baptista), Porto de Mós (São Pedro), Serro Ventoso e Arrimal do concelho de Porto de Mós.

História: Os Monges, com a criação das granjas, ocuparam as áreas com aptidão agrícola, que correspondem às atuais áreas de produção de Ginja de Óbidos e Alcobaça, sendo através destas que dominavam todo o comércio da zona.
Registos mais recentes atestam a reputação da Ginja de Óbidos e Alcobaça, patente em tema de jornadas, seminário e várias ações de divulgação. Também na impressa regional e por varias associações do setor, a Ginja de Óbidos e Alcobaça tem vido a ser referenciada como um fruto de qualidade e de interesse para a área geográfica.
A área geográfica delimitada para a produção da Ginja de Óbidos e Alcobaça, é conhecida como o solar da sua produção, conferida pela reputação patente nos registos que comprovam a sua existência, como também pelo fato de ser comprovável a sua diferença qualitativa na área geográfica.

Caderno de especificações (pdf)

Área geográfica

Agrupamento de produtores
APMA - Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça

Organismo de controlo e certificação
CODIMACO – Certificação e Qualidade, Lda

Plano de controlo
Plano de controlo (pdf)

Publicação no jornal oficial da UE
Publicação do pedido de registo (2016/C 91/10) – C91/12 – 08.03.2016
Regulamento (UE) n.º 2016/1044 da Comissão - L 170/4 - 29.06.2016