Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Melindres

Melindres

Descrição: Bolos feitos com ovos, açúcar e farinha, com diâmetro de cerca de 5 cm e espessura de 1 cm. São normalmente vendidos em embalagens de 250 e 500 g.

Região: Norte.

Outras denominações: Melindres de Arouca.

Particularidade: Bolos pequenos, de forma circular, de cor interna dourada e massa fofa. A superfície externa apresenta-se coberta de glacé branco.

História: Trata-se de um doce tradicional de Arouca, cuja receita vai passando de família para família, por tradição oral. Os Melindres estão direta ou indiretamente ligados a certos dias de festas litúrgicas, que anualmente fazem reacender os mitos fundadores da sua existência. Dentre estas festas salientamos o Natal e a Páscoa, bem como a festa da Rainha Santa Mafalda, que foi abadessa do extinto Convento de Arouca.

Uso: Anteriormente, a confeção destes bolos encontrava-se ligada às festas litúrgicas atrás referidas. No entanto, a reputação atingida por estes bolos fez com que o seu consumo se generalizasse, sendo consumidos durante todo o ano e a qualquer hora do dia.

Saber fazer: Batem-se as gemas dos ovos longamente com o açúcar até se obter um creme esbranquiçado. Junta-se a farinha e as claras em castelo. Tende-se a massa em bolos de forma circular com 1 cm de espessura e 5 cm de diâmetro, que vão a cozer em forno de lenha. Deixam-se arrefecer e cobrem-se com um preparado feito com claras e açúcar (glacé).

Fonte: Produtos Tradicionais Portugueses, Lisboa, DGDR, 2001