Pastéis de Vouzela

Descrição: Pastéis rectangulares, com as pontas dobradas sobre si, feitos de massa muito fina, recheados, cozidos no forno e polvilhados com açúcar.

Região: Centro.

Particularidade: Pastéis de delicada massa folhada, extremamente fina, recheada com um creme de ovos.

História: Pode afirmar-se com segurança que este produto já era confeccionado no início deste século por duas famílias tradicionais da vila de Vouzela, que terão herdado o saber fazer através dos tempos mantendo-o como segredo familiar. Alguns defendem que esta receita é tão antiga como um convento cuja memória se perdeu no tempo. Actualmente, o saber fazer continua a passar de família para família, o que faz com que seja um segredo bem guardado. No entanto, embora produzido com fins comerciais, as doceiras contem-porâneas garantem utilizar o mesmo método artesanal que lhes foi ensinado pelas suas avós. Em roteiros desta região são usuais menções como «os pastéis de massa tão fina como cabelos de anjos... que gostaríamos todos os anos de poder provar».

Uso: Ao pequeno almoço e ao lanche, acompanhando o chá, ou como sobremesa.

Saber fazer: A receita continua secreta. São fabricados actualmente por quatro famílias da vila de Vouzela segundo um método completamente artesanal, a partir de uma fina massa folhada, tendida e seca numa tela especial, onde reside o segredo. São seguidamente recheados com ovos moles. Deste processo resulta um pastel com várias camadas de massa fina e estaladiça a envolver o recheio.

Fonte: Produtos Tradicionais Portugueses, Lisboa, DGDR, 2001