Cavacas das Caldas

Descrição: As Cavacas são preparadas com farinha, ovos inteiros, aguardente, azeite, açúcar e claras. As medidas usadas para o preparo são referidas a malgas. No essencial, todos os ingredientes entram em partes iguais. As Cavacas são redondas, côncavas e têm um diâmetro de cerca de 10 cm e pesam 50 g. Têm cor branca, devida à calda de açúcar e claras com que são barradas.

Região: Lisboa e Vale do Tejo

Particularidade: Bolos secos, mais ou menos redondos e côncavos, cobertos com açúcar branco.

História: Por volta de 1874, a Sr.ª D.ª Jesuína da Conceição Garcia abriu uma venda na Rua do Hospício n° 13, fabricando as genuínas Cavacas das Caldas (como dizia a tabuleta da casa). Após o seu falecimento, em 1919, sucede-lhe uma sua sobrinha. Em 1923, uma sua neta abre uma nova loja e, alguns meses depois, apareceu a antiga Casa Fausta, hoje Pastelaria Machado.

Uso: Ir às Caldas e não provar Cavacas é, no mínimo, um comportamento impensável. As Cavacas são consumidas ao lanche, acompanhando o chá, ou a qualquer hora do dia.

Saber fazer: Batem-se os ovos e misturam-se os restantes ingredientes. Bate-se à mão durante hora e meia, para um lado e para o outro, sem muita força. Untam-se as formas com azeite e vaza-se o preparado. Cozem em forno bem quente. Finalmente, batem-se as claras em castelo com muito açúcar até se obter um creme espesso que se deita sobre os bolos.

Fonte: Produtos Tradicionais Portugueses, Lisboa, DGDR, 2001