Biscoitos do Louriçal

Descrição: Biscoitos em forma de oito, com peso e tamanho variável, feitos com massa de pão com azeite. Os ingredientes são a farinha, o azeite e fermento de padeiro. Têm cor clara, semelhante à do pão cozido em forno fraco, e esfarelam-se facilmente ao mastigar.

Região: Centro

Outras denominações: Rosquilhas de Azeite.

Particularidade: Biscoitos feitos com massa de pão, que se esfarelam facilmente ao serem mastigados. Esta característica é-lhes conferida pela junção, à massa, de azeite com muito pouca acidez.

História: Sendo um produto de grande conservação, foi utilizado pelos navegadores como substituto do pão fresco. A palavra «biscoito» significa «cozido duas vezes», o que pressupõe um menor teor de humidade e, portanto, um prazo de conservação superior.

Uso: Nas refeições intercalares.

Saber fazer: Peneira-se a farinha para o recipiente em que se vai amassar, abre-se uma cova ao meio e nela coloca-se o azeite e o fermento diluído em água. Amassa-se muito bem, como se fosse para fazer pão, e deixa-se levedar meia hora. Divide-se a massa em pequenas unidades que se rolam de modo a fazer um cacete com cerca de um palmo de comprimento. Juntam-se as extremidades e torcem-se para formar um oito, deixando a costura na parte sobreposta e para baixo, ao arrumar a peça no tabuleiro metálico onde vai a cozer em forno fraco.

Fonte: Produtos Tradicionais Portugueses, Lisboa, DGDR, 2011