Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Biscoitos da Guarda

Biscoitos da Guarda

Descrição: Bolos feitos à base de farinha de trigo, ovos, açúcar, azeite, fermento de padeiro e sal. Têm cerca de 6 a 8 cm de diâmetro e pesam entre 70 a 80 g.

Região: Centro

Particularidade: Produto rústico de pastelaria tradicional. Tem forma cónica, de cor amarelo-torrada exteriormente e cor amarelo-esbatida interiormente, com uma crosta relativamente estaladiça e fissurada no vértice do cone, de fácil desagregação ao corte.

História: Nesta região a farinha de trigo é usada sobretudo para pastelaria, já que o pão é normalmente fabricado com milho ou centeio. Há alguns anos ainda se chamava simplesmente «trigo» ao pão de trigo por oposição a «pão» que era a broa de milho.

Uso: Consumidos a qualquer hora do dia.

Saber fazer: Batem-se os ovos com o açúcar até formar uma massa homogénea. Junta-se o azeite morno e volta a bater-se. Junta-se a farinha com o sal e o fermento. Amassa-se de modo a obter uma massa espessa, mas não muito dura, para se poderem tender os bolos que têm a forma de um monte (vulcão). Estes são cozidos em tabuleiros untados que vão a forno de lenha, aproveitando-se por vezes a altura da cozedura do pão.

Fonte: Produtos Tradicionais Portugueses, Lisboa, DGDR, 2001