Pastel de Feijão de Torres Vedras IGP
Descrição: O pastel de feijão de Torres Vedras é um bolo de pastelaria, doce, de pequeno formato e cozido (assado) no forno e tem como base os ingredientes tradicionalmente utilizados na pastelaria portuguesa, de origem conventual ou não.
A massa envolvente conhecida localmente por "forra" ou "capa" ou “lençol” é composta por farinha de trigo, água, manteiga ou gordura vegetal e sal.
O recheio - também conhecido localmente como “espécie” - é composto por feijão branco, popularmente conhecido como feijão “fidalgo”, miolo de amêndoa recentemente pelada, gemas de ovos frescos e ou gemas pasteurizadas, açúcar branco e água.
 
Características Particulares: Bolos de massa friável, recheados com um doce de feijão branco.
 
Área de produção: A área geográfica de produção/fabricação e de acondicionamento do Pastel de Feijão de Torres Vedras corresponde exatamente à área do concelho de Torres Vedras.
 
História: São numerosos os testemunhos, artigos e publicações físicas e eletrónicas que atestam a anterioridade, a diferenciação e o uso do nome Torres Vedras para designar o pastel de feijão aí produzido: desde 1840 que se pode comprovar o fabrico do pastel de feijão em Torres Vedras; há notícias publicadas em jornais locais, pelo menos, desde 1894, referindo o pastel de feijão como especialidade local, tratando-o mesmo como Pastel de Feijão de Torres ou Pastel de Feijão de Torres Vedras; em 1896, o programa de uma exposição celebrando o quarto centenário da primeira viagem de Vasco da Gama à Índia inclui o Pastel de Feijão de Torres Vedras, entre os trinta e oito "doces característicos de localidades” que deveriam figurar na mesma "Exposição Ethnografica Portuguesa”.
 
 

Organismo de controlo e certificação
AGRICERT, Certificação de Produtos Alimentares, Lda
 
Publicações no jornal oficial da UE