Fidalguinhos de Braga
Tags: Norte

Descrição: Os Fidalguinhos de Braga, também denominados de “Biscoitos Fidalgos”, ou simplesmente “Fidalguinhos”, são biscoitos secos e crocantes, com ligeiro sabor a canela e limão.

Características particulares: Apresentam uma forma característica, como uma perna cruzada.

Região: Concelho de Braga.

Ingredientes utilizados: Farinha, açúcar, manteiga, ovos, raspa de limão, canela.

Modo de preparação: Peneira-se a farinha com o açúcar e juntam-se os ovos, as gemas, a manteiga, a raspa do limão e a canela, e amassa-se tudo muito bem. Deixa-se descansar a massa durante meia hora, fazendo-se em seguida, uns rolinhos fininhos e compridos, que se dobram ao meio e se torcem dando-lhes a forma característica. Colocam-se em tabuleiros untados e polvilhados com farinha e levam-se a forno quente.

Saber fazer: A textura crocante e a forma fina e entrelaçada dependem da perícia de quem executa os biscoitos.

Formas de comercialização: Pastelarias do Concelho.

Disponibilidade do produto ao longo do ano: Durante todo o ano.

Historial do produto: Os Fidalguinhos de Braga tiveram origem na doçaria conventual da cidade, fazendo parte do receituário do Convento da Nossa Senhora dos Remédios de Braga, como refere Alfredo Saramago, no seu livro “Cozinha do Minho” (2000).
A sua forma característica, como se de uma perna cruzada se tratasse, constituía uma sátira aos nobres hereditários, aludindo aos fidalgos que não tinham de se esforçar muito para conseguirem aquilo que queriam.

Representatividade na alimentação local: Presença obrigatória na gastronomia de Braga, são servidos sobretudo na Páscoa.

Fonte: DGADR, com base em "Cozinha Tradicional Portuguesa", Maria De Lourdes Modesto, 1982, Verbo Editora, em “Cozinha do Minho”, Alfredo Saramago, 2000, Assírio & Alvim e em Taste Braga.

Foto: Taste Braga.