Escarpiada de Condeixa-a-Nova
Tags: Centro

Descrição: A Escarpiada de Condeixa-a-Nova é um bolo doce, feito com massa de pão, açúcar amarelo, azeite e canela.

Características particulares: O bolo contém, no seu interior, um molho resultante do açúcar derretido com a canela, que lhe confere um carácter único.

Região: Condeixa-a-Nova.

Ingredientes utilizados: Massa de pão, açúcar amarelo, azeite e canela.

Modo de preparação: Depois da massa de pão estar lêveda, tira-se uma porção e estende-se numa mesa com farinha. Depois de bem espalmada, unta-se muito bem com azeite e espalha-se por cima, açúcar amarelo e canela, calcando bem. Embrulha-se a massa com as abas para dentro, muito bem apertadas, colocando sempre, depois de cada dobra, uma camada de açúcar e canela. Por fim, põe-se um pouco mais de azeite, polvilha-se com açúcar e canela e vai ao forno.

Saber fazer: A forma como é feita a dobra da massa, é fundamental, para que o molho resultante do açúcar derretido com a canela, não saia.

Formas de comercialização: Padarias e pastelarias da região.

Disponibilidade do produto ao longo do ano: Durante todo o ano.

Historial do produto: Não se sabe quando começou a ser feita a Escarpiada de Condeixa-a-Nova. As suas origens podem estar ligadas à presença dos romanos em Condeixa. Por outro lado, na época medieval apareceu também a massa de pão com outros usos gastronómicos, nomeadamente a boleira, um bolo ao qual se juntava açúcar e canela. A receita passou, oralmente, de geração em geração. Na primeira metade do século XX havia uma padaria que fazia Escarpiadas por encomenda, e mais tarde, na segunda metade do século, todos os padeiros da vila as produziam.

Representatividade na alimentação local: A Escarpiada de Condeixa-a-Nova sempre teve uma grande importância na vila: era consumida sobretudo nos momentos festivos, ou seja, nas festas de Santa Cristina, Passos, Páscoa ou Natal.

Fonte: DGADR, com base em informação recolhida em: https://cm-condeixa.pt/turismo/gastronomia e em Diário de Coimbra, edição de 2020-04-01, Suplemento “90 anos com Condeixa”, disponível em: https://issuu.com/diariodecoimbra/docs/90_anos_com_condeixa e em elementos cedidos pela FPCG.

Foto: https://cm-condeixa.pt/img/microsites/turismo/escarpiada.jpg