Queijada de Pereira
Tags: Centro

Descrição: Pequeno bolo de massa enformada com recheio de queijo fresco, gemas de ovo, leite e açúcar.

Características particulares: A queijada de Pereira caracteriza-se pelos seus 7 vincos e é cozida em forno de lenha.

Região: Centro

Ingredientes utilizados: Queijo fresco de leite de ovelha, farinha de trigo, gemas de ovo, açúcar.

Modo de preparação: Para fazer a massa liga-se muito bem uma mistura de farinha e água morna. Com a massa faz-se uma bola e estende-se com o rolo. Molda-se a massa com as mãos, dando-lhe a forma das queijadas, e enchem-se com o recheio de queijo fresco, gemas de ovos, farinha e açúcar. Depois vão a cozer em fogão de lenha.

Saber fazer: O seu modo de fabrico artesanal tem sido transmitido através das gerações, mantendo-se, ainda hoje, o rigor dos ingredientes e dos tempos de cozedura de outrora.

Formas de comercialização: Pastelarias.

Disponibilidade do produto ao longo do ano: Durante todo o ano.

Historial do produto: Em 1513, a 1 de dezembro, Pereira recebeu foral novo dado pelo rei D. Manuel I. Neste documento aparece a referência escrita mais antiga, que se conhece, da queijada de Pereira, sendo isentada do pagamento da portagem: “a qual portagem se não pagará de todo o pão cozido, queijadas, biscoitos, farellos, nem de ovos, nem de leite…”.
O Real Colégio das Ursulinas de Pereira, fundado em 1748, terá sido o ponto de partida para a sua divulgação. As Queijadas de Pereira foram também retratadas por Josefa d´Óbidos, famosa pintora portuguesa.

Representatividade na alimentação local: A queijada de Pereira teve desde sempre um papel importante na economia e gastronomia local.

Fonte: DGADR com base em elementos recolhidos na Freguesia de Pereira e Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.