Poncha da Madeira IGP

Descrição: A Poncha da Madeira IGP é um licor da Região Autónoma da Madeira (RAM), produzido obrigatoriamente com Rum da Madeira e frutos exclusivamente regionais.
A Poncha da Madeira IGP apresenta um leque muito variado de aromas e sabores, especialmente resultantes da utilização de frutos, mas também de diferentes combinações de ingredientes e da arte de cada produtor.
Trata-se de uma bebida tradicionalmente opaca, resultado da utilização da polpa e do sumo dos frutos de origem, cuja cor varia do cítrico ao dourado com possibilidade de reflexos esverdeados podendo, no entanto, apresentar outra cor dependendo do fruto utilizado.

Método de produção: Para além do Rum da Madeira IGP, neste licor são normalmente utilizados outros ingredientes que conferem características singulares à Poncha da Madeira IGP, nomeadamente o mel de abelhas e uma variedade de frutos produzidos exclusivamente na região, individualmente ou combinados, que resultam numa harmonia de aromas e paladares inconfundíveis.

Características particulares: A Poncha da Madeira IGP é um licor que apresenta alguma flexibilidade no que diz respeito à seleção dos seus ingredientes. O único ingrediente obrigatório é o Rum da Madeira que contribui indiscutivelmente para a sua tipicidade.
É importante realçar que a arte na confeção desta bebida espirituosa não está apenas nos ingredientes que a constituem – muito apreciados pelo povo desta região e seus visitantes, como é o caso do Rum da Madeira IGP, dos frutos regionais e, nalguns casos, do mel da Laurissilva –, mas também no know-how acumulado e transmitido ao longo de gerações. De facto, grande parte do talento consiste em combinar os ingredientes e em ajustar as suas proporções, de modo a resultar no produto final a que todos estão habituados.

Área de produção: A área geográfica de produção da Poncha da Madeira IGP abrange as ilhas da Madeira e do Porto Santo.

História: A Poncha da Madeira IGP é um produto tradicional completamente enraizado na cultura do povo madeirense, que ao longo de gerações tem dado vida a esta bebida emblemática. A sua existência remonta ao século XIX como a adaptação da bebida conhecida por "panche" trazida da Índia pelos viajantes ingleses no século XVIII.

Caderno de especificações (pdf)

Área geográfica

Agrupamento de produtores
Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM

Organismo de controlo e certificação
Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM

Publicação no jornal oficial UE
Regulamento (CE) n.º 110/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de janeiro - Anexo III