Sopas de Tomate
Descrição: Trata-se de uma sopa quente de cor vermelhada.
 
Caraterísticas particulares: As Sopas de Tomate foram um meio de subsistência em tempos difíceis. Começaram por ser a merenda de eleição dos segadores que as transportavam em merendeiras para os campos e que as comiam, novamente, à ceia.

Região: Trás-os-Montes e Alto Douro. Especificamente do município de Freixo de Espada à Cinta.

Ingredientes Utilizados: 500 g de pão cortado às fatias finas (pão de trigo com 2 ou 3 dias), uma cebola média cortada, um dente de alho, uma folha de louro, quatro tomates médios bastante maduros, seis colheres de sopa de azeite, uma colher de sopa de banha de porco, uma malagueta pequena (opcional), sal q.b. e um ramo de hortelã.

Modo de preparação: Modo de preparação artesanal, de acordo com a receita tradicional.
 
Saber fazer: Leva-se uma panela ao lume com o azeite, alho, cebola, louro, banha de porco e colorau. Após dez minutos ao lume, acrescenta-se o tomate pelado e cortado aos cubos pequenos. Deixa-se apurar durante cinco minutos. Acrescenta-se água q.b., sal a gosto e a malagueta. Deixa-se ferver durante 5 minutos. Com o lume desligado acrescenta-se o pão e um ramo de hortelã e deixa-se repousar cerca de quinze minutos. As sopas estão prontas para servir.
 
Formas de Comercialização: Restauração local.
 
Disponibilidade do produto ao longo do ano: Disponibilidade durante todo o ano, mas habitualmente tem a sua maior procura no Festival de Sopas e Merendas, promovido pelo município de Freixo de Espada à Cinta.
 
Historial do produto: As Sopas de Tomate são fáceis de preparar, substanciais, com ingredientes extraídos diretamente dos campos. As Sopas de Tomate foram um meio de subsistência em tempos difíceis. Começaram por ser a merenda de eleição dos segadores que as transportavam em merendeiras para os campos e que as comiam, novamente, à ceia. Atualmente as sopas de tomate de Freixo de Espada à Cinta constituem uma referência na gastronomia freixenista.
Na página 66, do livro "Memórias da Cozinha Transmontana", de Adozinda Marcelino e Acúrcio Martins, descrevem a receita das sopas de tomate:
"Em água temperada de sal, azeite e duas colheres de pingo, coza umas batatas e cebola descascadas e cortadas aos pedaços, junte tomate cortado a gosto e um ramo de salsa picada, deixe cozer e esmague as batatas, verifique temperos e sirva."
Também no livro "Receitas e Sabores dos Territórios Rurais", na página 72, faz referência às sopas de tomate:
"Leva-se uma panela ao lume com o azeite, alho, cebola, louro, banha de porco e colorau. Após dez minutos ao lume, acrescenta-se o tomate pelado e cortado aos cubos pequenos. Deixa-se apurar durante cinco minutos. Acrescenta-se água q.b., sal a gosto e a malagueta. Deixa-se ferver durante 5 minutos. Com o lume desligado acrescenta-se o pão e um ramo de hortelã e deixa-se repousar cerca de quinze minutos. As sopas estão prontas para servir."
No livro "As Sopas", também ele, faz referência a uma receita muito semelhante das sopas de tomate com o nome de Papa de Tomate:
"Tostar ligeiramente, no forno, as fatias de pão. Refogar, em azeite, a salsa e o alho picados; acrescentar a polpa de tomate passada, temperar de sal e pimenta, e cozer, durante uns dez minutos. Colocar na frigideira as fatias de pão, cobri-las de água quente e servir."
O livro "A Cozinha Ideal", de Manuel Ferreira, faz também referências semelhantes à sopa de tomate:
"Refoga-se cebola picada em azeite, juntam-se-lhe tomates frescos picados, sem pele nem sementes, ou na sua falta, molho ou calda de tomate, misturando-se uma folha de louro e um ramo de salsa. Junta-se-lhe alguma água (nunca em quantidade superior ao dobro do tomate) e tempera-se com sal e pimenta. Faça-se ferver e, dez minutos depois, parte-se-lhe dentro um ovo por cada pessoa, esmagando-o ou não, segundo o gosto. Deita-se na terrina sobre fatias de pão e serve-se."
 
Representatividade na alimentação local: Sendo um concelho tradicional e fortemente agrícola, as sopas faziam parte da dieta alimentar da população.
Ao longo do ano realizam-se diversos eventos para dinamizar a economia local e dar a conhecer a quem visita Freixo de Espada à Cinta o quem de melhor tem para oferecer, como por exemplo, a Festa das Sopas e das Merendas, evento esse patrocinado pelo município; as Jornadas Gastronómicas da Raia e, em eventos do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Com a evolução dos tempos, a gastronomia freixenista, foi-se reinventado, modernizando e recriando receitas antigas passadas de geração em geração.

Outros elementos documentais (escritos, fotográficos, videográficos, etc): MARCELINO, ADOZINHA e MARTINS, ACÚRCIO (2015). página 66. Memórias da Cozinha Transmontana. Lisboa: Âncora Editora.
Associação para o Estudo e promoção das Artes Culinárias As Idades dos Sabores. (2013). Receitas e Sabores dos Territórios Rurais. Lisboa: MINHA TERRA – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local.
LEAL, MARIA FILOMENA (s.d). Página 31. As Sopas.
FERREIRA, MANUEL (1988). Página 206. A Cozinha Ideal.
 
Fonte do registo: Douro Superior – Associação de Desenvolvimento