Caurdo ou Caldo à Lavrador

Descrição: É um prato emblemático de Vila Verde.

Características particulares: As receitas de “caurdo” variam consoante cada especialidade, mas a base é constituída por ingredientes como couve, feijão, batata, carne, farinha e uns grãos de arroz. Uma das mais populares é a Sopa da Castanha, confecionada por mulheres do Grupo Recreativo e Cultural de Marrancos, e o Caurdo à Lavrador.

Delimitação da área geográfica de produção: Amares, Póvoa do Lanhoso, Terras de Bouro, Vila Verde, onze freguesias do concelho de Barcelos e oito do de Braga.

Ingredientes utilizados: Feijão vermelho; couve-galega; batatas brancas; cebola; cenoura; alho; pernil de presunto; chouriço de carne; farinha de milho; arroz; sal e azeite.

Modo de preparação: Deita‑se num pote, cerca de 2 l de água, o feijão, as batatas, a cenoura, a cebola, o alho, as carnes e os troncos da couve-galega. Deixa-se cozer tudo muito bem e retiram-se as carnes. Esmagam-se as batatas com uma colher, trazendo para a malga os dotes das cozinheiras do mundo rural. Passa-se, a cenoura, a cebola e os feijões pelo passador mas deixando de lado alguns inteiros. Parte-se a carne e o chouriço e coloca-se tudo no pote, juntamente com os feijões inteiros e as folhas da couve bem segadas ou esfarrapadas. Acrescenta-se, em chuva, um pouco de farinha de milho, mexendo continuamente e uns grãos de arroz. Deixa-se cozer bem e tempera-se com azeite e sal.

Historial do produto: Caurdo ou Caldo à Lavrador são sopas tradicionais da região, que noutros tempos constituíam o sustento dos mais pobres e hoje são uma especialidade muito procurada na região, sobretudo na Festa do Caurdo, que ocorre em inícios de outubro. Nesta festa as associações recreativas e grupos folclóricos locais confecionam as versões mais antigas e as receitas mais populares dos “caurdos”: nabiças, penca, feijão, à lavrador, jerimu, castanhas, couves, nabos, repolho, rabo de boi, couve-galega, cabaça, farinha e caldo verde.

Fonte: Receitas e Sabores dos Territórios Rurais, MINHA TERRA, 2013