Molhos

Descrição (dimensões, cor, aroma, textura):

Delimitação da área geográfica de produção: Ilha de Santa Maria. Açores.

Ingredientes utilizados: Bucho de Porco; Carne de Porco; Toucinho; arroz carolino; batata-doce; pimenta da terra; cebola verde em rama; salsa picada; alho; colorau; canela; vinho de cheiro; vinagre de vinho; limão tangerino; sal; linha de algodão e agulha para cozer.

Modo de preparação: Lavar muito bem o bucho e esfrega-lo com sal e limão tangerino, por dentro e por fora, e reservar; Picar finamente a carne, o toucinho, a salsa e a cebola, e reservar. Num alguidar misturar as carnes picadas, o toucinho, a salsa, o alho e a cebola; juntar ao preparado a pimenta da terra, o colorau, a canela, o vinho de cheiro, o vinagre e o sumo de limão tangerino, envolver muito bem e adicional sal. Depois de tudo muito bem envolvido junte o arroz e volte a envolver. Passe o bucho por água limpa, para tirar algum sal, e comece a enchê-lo com o preparado; coser o bucho com o recheio bem acondicionado e atar bem no final; colocar o bucho numa panela, para cozer, em água temperada com sal e pimenta da terra, para não perder sabor. Adicionar a batata-doce na panela de cozer o bucho, quando a batata estiver cozida o bucho também estará. Depois de frio, o molho (bucho) é cortado à fatia e pode ser servido como entrada acompanhado de batata-doce, ou simplesmente só.

Historial do produto: Os molhos são o resultado de um complexo labirinto de sabores e confecções. Numa ilha em que os colonizadores experimentaram o medo da fome e da morte, e a preocupação na defesa dos ataques de piratas e das necessidades materiais. Este enchido era uma forma mais de armazenamento da “economia do porco”, sem grande necessidade de conservação para além de um pouco de banha uma vez que já estava cozinhado) e de aproveitamento de matéria-prima de boa qualidade e outra de menor valor, na confecção de um produto.

Fonte: Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas