Rancho á Moda de Viseu
Tags: Centro
Descrição: O Rancho à Moda de Viseu é um prato tradicional, confecionado á base de carnes diversas, couve, massa, batata e grão de bico. Apresenta texturas variadas, destacando-se o aroma do grão de bico e das carnes cozidas.
 
Características particulares: A singularidade deste prato, resulta principalmente da invulgar mistura dos ingredientes principais, como o grão de bico, as carnes diversas, couve, batata e a massa, assim como, pelo facto de todos eles, serem cozinhados, na mesma água onde é cozido o grão de bico e as carnes, a qual serve de “caldo” ao próprio prato, resultando um sabor e aroma particular.
 
Região: Viseu.
 
Ingredientes Utilizados: Carnes de porco (chispe, orelheira, entrecosto e barriga), aba de vitela, galinha, chouriça de carne, couve (como a troncha, galega ou lombarda), batata, cenoura, grão de bico, macarrão (massa grossa), azeite, sal, colorau, folha de louro, alho, piri-piri e cominhos (opcional).
 
Modo de preparação: A preparação inicia-se no dia anterior à confeção, salgam-se as carnes e coloca-se o grão de bico a demolhar em água com um pouco de sal.
No dia seguinte, numa panela com água, colocar a cozer as carnes de porco (barriga, entrecosto, orelheira e chispe), a aba de vitela e o grão de bico, quando estiver quase cozido colocar a chouriça de carne e a galinha que cozem em tempo breve.
Depois de cozido, retirar todos os ingredientes da água, partir as carnes e o chouriço em pequenos pedaços e reservar.
Na mesma água de cozer as carnes e o grão de bico, colocar a batata, a cenoura, a couve, a massa e os condimentos, logo que esteja tudo cozido, adicionar o grão de bico e as carnes já partidas, retificar o tempero de sal e azeite.
Nota: No quartel do Regimento de Infantaria 14, onde, segundo a lenda, foi criada a receita do Rancho à Moda de Viseu, este foi aprimorado, sendo introduzido um refogado para a galinha e o entrecosto, acrescentado também os cominhos , de resto foi preservado todo o modo de produção tradicional.
Serve-se no próprio tacho, panela de ferro ou em travessa de barro vidrada.
 
Saber fazer: As carnes são salgadas no dia anterior à confeção do prato, o que lhes vai conferir um sabor particular.
O grão de bico também é colocado a demolhar, em água com um pouco de sal, deste modo, fica mais macio e facilita a cozedura.
As carnes e o grão de bico vão a cozer juntamente, depois de retirar estes já cozidos é utilizada a mesma água para cozinhar todos os restantes ingredientes, obtendo-se desta forma um prato com um sabor e aroma singular.
 
Formas de Comercialização: Restaurantes.
 
Disponibilidade do produto ao longo do ano: Durante todo o ano, sendo confecionado com mais frequência nos meses de inverno.
 
Historial do produto: Conta a lenda, que durante as invasões francesas, o capitão do regimento de Viseu, ordenou que fossem utilizados todos os ingredientes disponíveis, para confecionar uma refeição forte/motivadora para as tropas. O cozinheiro encheu o enorme caldeirão com todos os ingredientes que tinha disponíveis, dessa mistura resultou o famoso prato “Rancho à moda de Viseu”. Ainda, hoje em dia, é o prato de excelência, servido em ocasiões especiais do Regimento de Infantaria 14.
Do RI 14, a receita passou para a esfera e conhecimento da comunidade geral. A restauração serve-o como iguaria tradicional da gastronomia de Viseu. Especialidade que os visienses souberam preservar e valorizar até aos dias de hoje. Há mais de uma década, que se realiza anualmente, durante três dias, a "Rota do Rancho", no ano transato de 2021 aderiram à iniciativa cerca de 50 restaurantes do concelho.
 
Representatividade na alimentação local: O Rancho à Moda de Viseu é um prato bastante apreciado entre a comunidade local, frequentemente a opção para servir a uma grande quantidade de pessoas. Sendo presença habitual em convívios familiares, em festas de coletividades, assim como em atividades agrícolas, como e.g. vindimas e apanha de azeitona. É o prato de eleição, sempre servido em ocasiões especiais do Regimento de Infantaria 14-Viseu. Na última década o prato ganhou uma relevante notoriedade, anualmente durante três dias, geralmente em novembro, é promovida a "Rota do Rancho" onde atualmente participam cerca de cinquenta restaurantes do concelho. No reconhecido certame secular "Feira de São Mateus-Viseu", o Rancho à Moda de Viseu é tradição, prato bastante requisitado e apreciado, tanto pelos residentes como pelos forasteiros.

Fonte: Fotografia-Rancho à Moda de Viseu-Créditos: Município de Viseu | José Alfredo.
 
Fonte da Foto: Correia, Alberto, (2020). Rancho à Moda de Viseu – Uma singular criação, Pelouro da Cultura, Património, Turismo e Marketing Territorial de Viseu, Viseu.