Vitela assada à moda de Fafe

Delimitação da área geográfica de produção: Fafe, Guimarães, Santo Tirso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Trofa e Vizela.

Ingredientes utilizados: 1,5 kg de vitela da pá, picadouro ou costela mindinha; cebola; batata; vinho verde branco; alho; louro; salsa; sal; azeite; pimenta.

Modo de preparação: Coloca-se a vitela numa pingadeira e tempera-se, de forma a ficar completamente coberta, com sal, pimenta, alho picado, cebola aos gomos, vinho, azeite, salsa e a folha de louro sem o veio. Leva-se a assar, em forno de lenha, cerca de 3 horas. Retira-se a vitela e coloca-se num tacho. Dispõem-se, por cima, a cebola aos gomos e os alhos cortados em lascas. Rega-se com metade do molho que ficou na pingadeira. Tapa-se e leva-se ao forno 10 minutos. Assam-se as batatas na pingadeira com o restante molho.

Historial do produto: A Vitela Assada a Moda de Fafe e o Pão de ló de Fornelos, são citados no livro Minho Pittoresco de José Augusto Vieira, publicado em 1886. Já no século XIX as vitelas de Fafe eram muito afamadas e vendidas para outras localidades, sendo muito procuradas pelos ”amadores da carne tenra e branca”. A notoriedade que o prato alcançou ao longo dos tempos torna-o hoje a principal escolha de inúmeros visitantes de Fafe, principalmente aos fins de semana e em eventos como as Feiras Francas de maio, as Festas do Concelho em julho e as feiras semanais de Fafe (todas as quartas-feiras).

Fonte:  Receitas e Sabores dos Territórios Rurais, MINHA TERRA, 2013