Milhos Ricos

Características particulares: Os milhos pobres confecionam-se apenas com carne gorda. Os milhos ricos são confecionados com varias carnes: os cornados levam carne de vitela; os esboçados levam carne de porco; os esgravatados levam carne de galinha.

Delimitação da área geográfica de produção: Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira da Pena
Ingredientes utilizados: Milhos; cebola; alho; azeite; sal; louro; entremeada de porco; chispe de porco; orelha porco fumada; chouriça de carne; chouriça de sangue; salpicão; presunto.

Modo de preparação: Tempera-se a carne de porco com sal, alho e louro no dia anterior. Numa panela põem‑se as carnes a cozer juntamente com o fumeiro. Retiram-se e reservam-se as carnes e o caldo da cozedura. Num tacho pica-se cebola e alho, adiciona-se o azeite e deixa-se refogar. Depois de refogado, junta-se o caldo da cozedura das carnes, deixa-se levantar fervura e deitam-se os milhos. Depois de cozidos servem-se com as carnes.

Historial do produto: Os Milhos Ricos (ou simplesmente Milhos), mais comuns nos concelhos de Mondim e Ribeira de Pena, surgiram como forma de aproveitar o milho regional existente em todas as casas agrícolas para, juntamente com o fumeiro produzido a partir da matança do porco, criar uma nova iguaria gastronómica.

Fonte:  Receitas e Sabores dos Territórios Rurais, MINHA TERRA, 2013

Fonte da imagem: Câmara Municipal de Ribeira de Pena.