Broa de Vil Moinhos

Descrição: Pão produzido com farinha de milho e de centeio do tipo integral, ligeiramente peneiradas na padaria e provenientes de moinhos e azenhas (com mós de pedra) da região.

Região: Centro.

Particularidade: Pão de farinha de milho (de elevada granulosidade) e de centeio, com côdea enfarinhada com farinha de centeio, com muitas rachas finas e miolo escuro e enqueijado.

História: É um pão tradicional em todo o distrito de Viseu, mas fabricado sobretudo num local dos arredores desta cidade denominado atualmente Vil Moinhos e na Idade Média Villa de Molinis. Esta localidade foi sempre uma terra de moleiros, sendo ainda hoje lá moída a farinha com que as padeiras fabricam a broa ou «boroa», que depois levam para venda no mercado. As origens desta broa perdem-se na memória dos tempos.

Uso: A acompanhar as refeições principais e em merendas tradicionais acompanhando queijos, enchidos e vinhos da região.

Saber fazer: A farinha de milho peneirada, mas de elevada granulosidade, é escaldada com água bem quente e deixada a arrefecer, a «abrir». Depois de fria junta-se mais água, o «isco», o sal dissolvido e uma pequena quantidade de levedura. A amassadura acaba-se com adição de farinha de centeio em quantidade que não deve ultrapassar 25% da farinha total. A massa fica a levedar na «estanca» e só é tendida por padejamento quando rachar na superfície. Coze em forno muito forte, cuja temperatura deve descer rapidamente.

Fonte: Produtos Tradicionais Portugueses, Lisboa, DGDR, 2001