Broa Mimosa do Boco
Descrição: Redonda de cor castanha e aroma a canela.

Características particulares:
Amassada manualmente e cozida em forno de lenha.
 
Região: Aldeia do Boco freguesia de Soza, concelho de Vagos.
 
Ingredientes Utilizados: Farinha de trigo, farinha de milho, canela, ovos, açúcar amarelo, fermento de padeiro e casca de limão.
 
Modo de preparação: Escaldar a farinha de milho em água a ferver. Deixar arrefecer um pouco. Diluir o fermento em água tépida. Acrescentar os restantes ingredientes e coloca-se a cozer.
 
Saber fazer: Escaldar a farinha de milho em água a ferver em gamela de madeira.
 
Formas de Comercialização: Atividades dos Moinhos da Aldeia, Feira da Abóbora entre outras festividades.
 
Disponibilidade do produto ao longo do ano: Festejos e Feira Anual da Abóbora e uma vez por mês na sede da Confraria.
 
Historial do produto: A Broa era confecionada em local onde predominavam as azenhas para se moer as farinhas e enriquecida com ovos e açúcar na altura dos festejos da nossa Senhora das Candeias e de Santo Inácio. Acompanhada com o carneiro assado em forno de lenha.
A Confraria dos Sabores da Abóbora com sede na freguesia de Soza, onde o lugar do Boco pertence, uma vez por mês a Broa Mimosa do Boco é cozida tradicionalmente para manter viva a tradição.
Ainda existe no Boco senhoras que á mais de 50 anos cozem a Broa Mimosa, como a Senhora Octavia Freire de Almeida Rocha de 76 anos e a Senhora Maria Aurora Lopes Sobreiro de 83 anos de idade ambas nascidas e criadas no lugar do Boco freguesia de Soza.
 
Representatividade na alimentação local: Todas as casas utilizavam a Broa Mimosa para consumo.