Orégão

Descrição: Os Orégãos são os tufos ramificados do Origanum vulgare L. ou do Origanum virens, de cor verde-clara. Apresenta-se no mercado quer sob a forma de ramos quer sob a forma de folhas desfolhadas.

Região: Algarve.

Outras denominações: Ouregão. Oregos.

Particularidade: Caules com extremidades folhosas, atados em molhos muito olorosos. Também podem aparecer as folhas soltas retiradas do caule.

História: O Orégão é uma planta espontânea praticamente em todo o País, adaptando-se a todo o tipo de solo. É sobretudo no Algarve que tem a sua maior expressão ao nível de consumo e comercialização.

Uso: O Orégão, no Algarve, é o condimento por excelência. Entra em todos os pratos típicos, desde a salada aos caracóis cozidos, às caldeiradas e aos pratos de carne. Também se usa em infusão em óleo, vinho ou vinagre, como tempero. Como terapia usa-se o chá de orégão para o tratamento de constipações e dores de cabeça.

Saber fazer: A planta não tem exigências culturais particulares, pelo que o seu saber fazer se resume à apanha nos meses de agosto e setembro, embora floresça desde junho/julho. Para a secagem cortam-se as hastes das plantas, atando-as em molhos que se penduram pela ponta das hastes, em locais secos e frescos.

Fonte: Produtos Tradicionais Portugueses, Lisboa, DGDR, 2001