Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Papas de Farinha de Milho com Carne

Papas de Farinha de Milho com Carne

Descrição: Cor: cinza com verde das couves; Textura: papa; Aroma: a massa de pão.

Características particulares (sinais que evidenciam a singularidade do produto): Alimento de grande sustento. Prato que muita das vezes substitui uma refeição por completo, pois é muito rica em hidratos de carbono, proteínas e sais minerais. Tem alto teor em vegetais e é saboroso.

Espécies, variedades ou raças (dos animais associados): Carne de Porco.

Delimitação da área geográfica de produção: Entre o Douro e o Tâmega.

Ingredientes utilizados: Feijão, couve-galega, azeite, vinagre, sal, couratos, toucinho e farinha de milho.

Modo de preparação: Cozer o feijão em lume brando. Cortar as couves e juntar ao preparado dos feijões, Colocar depois a carne de porco (couratos) e o toucinho. Polvilhar a farinha de milho lentamente e ir mexendo até ficar uma papa consistente. Servir de seguida.

Saber fazer: O essencial deste prato gastronómico é o polvilhar da farinha sobre a calda. Não deve deitar tudo de uma vez, se são, faz muitos grânulos difíceis de desfazer. O genuíno sabor característico provêm da confeção feita nas panelas de ferro, ao lume brando da lareira.

Formas de comercialização: Receita caseira. São comercializadas num festival das papas, numa freguesia do concelho, com fins humanitários.

Disponibilidade do produto ao longo do ano: Anual, com maior predominância nos meses de inverno. Realização do festival das papas, no mês de Dezembro, numa freguesia do concelho.

Historial do produto: Prato confecionado com tudo o que a terra tinha e produzia. Era uma forma de os nossos antepassados degustarem os produtos todos em conjunto. Era uma espécie de pequeno-almoço reforçado para quem ia para o campo logo de manhã, até a noite.

Representatividade na alimentação local: Produto caseiro, com muita representatividade na alimentação local, que muita das vezes em tempos de crise, era a única refeição que comiam.

Disponibilidade do produto (em extinção, oferta contínua, recuperação): Oferta contínua.

Fonte: Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno