Pasta ou Pastada de Azeitonas

Delimitação da área geográfica de produção: Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor.

Ingredientes utilizados: Azeitonas pretas sem caroço; sumo de limão; tomilho; azeite; miolo de pão fresco.

Modo de preparação: Reduzem‑se as azeitonas, preferencialmente as pretas e sem caroço, a puré ou a uma pasta grosseira. Mistura‑se-lhes sumo de limão, tomilho e azeite carregado de sabores a frutas maduras e engrossa‑se com miolo de pão fresco.

Historial do produto: Outrora feita quase sempre das azeitonas sapateiras – azeitonas velhas e moles, com um ligeiro sabor a “couro” –, era, basicamente, consumida em cadorno de pão barrado e, raras vezes, como tempero nos refogados ou nos assados de peru, borregos e leitões.

Representatividade na alimentação local: Esta pasta ou pastada de azeitonas foi utilizada, essencialmente, pelos guardadores de gado nos seus pastoreios de percurso das arribas da Póvoa e Picões até às Quintas de Meirinhos, sempre à beira do Sabor, ou de Abreiro até ao Candedo sem deixar de vista as águas do Tua – e pelos segadores que se ausentavam de casa por períodos mais ou menos longos – das Terras Quentes do trigo para as Terras Frias Transmontanas do centeio – e as azeitonas novas ainda não tinham saído da árvore ou, então, porque não estavam prontas para a “cura das alcaparras”.

Fonte: Receitas e Sabores dos Territórios Rurais