Laranja Azeitada

Delimitação da área geográfica de produção: Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor.

Ingredientes utilizados: Laranjas; alho; sal grosso; azeite.

Modo de preparação: Apreste-se com umas laranjas e corte-as às rodelas, deixando pequenas tiras de casca. Retira-se-lhes o estorvo dos caroços e salpicam-se com alho picado e um pouco de sal grosso. De seguida, consoante a acidez das laranjas, rega-se com azeite, azeite a raiar o verde picante, ou o maduro bem frutado e doce.

Historial do produto: Esta “laranja azeitada” foi merenda de meio-dia das famílias menos remediadas, que acompanhava com um simples cadorno de pão e azeitonas de cura. Era o aproveitamento das sobras das laranjas menos sumarentas ou das mais aciduladas. Posteriormente, com a sua adoção pelas casas mais abastadas, transformou-se na “laranja dos ricos” e “laranja dos fidalgos”, desde que levasse uns pós de açúcar amarelo e tantinho de picante ou, então, servisse para adornar assados de capão, cordeiro ou porco. Atualmente, em alguma da nossa restauração mais ambiciosa, apresenta-se como salada, ou à sobremesa quando acompanhada por uma compota de azeitonas.

Fonte: Receitas e Sabores dos Territórios Rurais, MINHA TERRA, 2013

Fonte da imagem: CincoQuartosDeLaranja