Mel do Parque de Montesinho DOP

Descrição: O Mel do Parque de Montesinho DOP é um mel de flores silvestres produzido pela espécie de abelha Apis mellifera Iberica. O néctar tem origem na vegetação natural em que predomina a urze, a castanha e o alecrim.

Método de produção: Não é permitida a alimentação artificial, a movimentação de colmeias, o uso de produtos químicos ou a introdução de outras espécies de abelhas oriundas de outras regiões. Muitas vezes são os próprios criadores de abelhas que selecionam suas abelhas para produzir o mel.

Características particulares: O sabor e o aroma do Mel do Parque de Montesinho DOP resultam das condições particulares do Parque Natural de Montesinho, onde não é permitida qualquer agricultura que interfira com a flora natural e autóctone. Situada na região de Trás-os-Montes (Nordeste Transmontano) e na parte norte dos municípios de Bragança e Vinhais, é parte da chamada Terra Fria Transmontana, que se carateriza por temperaturas que variam de menos 12 °C no inverno, a 40 °C no verão. O parque inclui duas montanhas, a Serra da Coroa no oeste e a Serra de Montesinho no leste que também influenciam a abundante vegetação natural.

Área de produção: O Mel do Parque de Montesinho DOP é produzido nos municípios de Bragança e Vinhais, no distrito de Bragança.

História: A história do Mel do Parque de Montesinho DOP tem uma longa tradição. Na verdade existe documentação que refere como, no passado, era tradicional para os apicultores da região de Trás-os-Montes nunca vender os seus enxames e, apenas quando necessário, trocá-los entre si. O testemunho dessa tradição pode ser observado neste provérbio: "Colmeias e ovelhas: nem comprá-las nem vendê-las".

Caderno de especificações (pdf)

Área Geográfica

Agrupamento de produtores
Agrupamento de Produtores de Mel do Parque, Lda.

Organismo de controlo e certificação

Publicação no jornal oficial da UE
Regulamento (CE) N.º 1107/96 da Comissão de 12.06.1996 – L 148/1

Publicação em DR
Aviso n.º 2506/2005, de 11 de março
Despacho n.º 25/94, de 04 de fevereiro