Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Mel do Ribatejo Norte DOP

Mel do Ribatejo Norte DOP

Descrição: O Mel do Ribatejo Norte DOP é produzido pela espécie de abelha Apis mellifera ibérica, do néctar das flores silvestres e da flora mediterrânica da região do Ribatejo. O Mel do Ribatejo Norte DOP apresenta-se em quatro variedades dependendo da maior percentagem do tipo de pólen que contém: Serra d'Aire (pólen de alecrim, lavanda e menta); Albufeira de Castelo de Bode (pólen de urze, murta e castanha); Bairro (pólen de cardo, rubus, echium e trifolium); Alto Nabão (principalmente pólen de eucalipto).

Método de produção: Não é permitida a alimentação artificial das abelhas. O mel é extraído de julho a setembro quer seja pela pressão ou método tradicional. A extracção e a filtração devem ser efectuadas na própria zona de produção a uma temperatura que não deve exceder 45 °C em qualquer fase.

Características particulares: O Mel do Ribatejo Norte DOP é produzido em quatro variedades que variam no aroma, de fortemente perfumado ao delicado perfume de flores silvestres. A cor também varia mas é predominantemente amarelo pálido.

Área de produção: O Mel do Ribatejo Norte DOP é produzido nos municípios de Alcanena, Ourém, Ferreira do Zêzere, Tomar, Vila Nova de Barquinha e Torres Novas, no distrito de Santarém.

História: Os depoimentos sobre a presença de abelhas na área de produção do Mel do Ribatejo Norte DOP datam de pelo menos o século XII. De facto, em 1178, Dom João Domingues, Mestre da Ordem dos Templários do Convento de Tomar, deu o uso da terra de Carvalhal de Cêras aos habitantes locais em troca de um pagamento anual de um quarto da sua produção de azeitona, azeite, vinho, mel e cera de abelhas. Além disso, o fresco de Santo Ambrósio, padroeiro dos apicultores, na Capela Secular da Senhora da Conceição de Ourém, inclui uma colmeia para representar o que o Santo costumava exortar os seus seguidores a fazer: "ser doce como o mel". Por fim, muitos nomes de lugares locais derivam da confecção de mel, como Cêras, Carvalhal de Cêras e Vale das Abelhas.

Marca de certificação
marca Mel Ribatejo Norte

Caderno de especificações (pdf)

Área Geográfica

Agrupamento de produtores
Associação de Apicultores da Região de Leiria

Organismo de controlo e certificação
SATIVA – Desenvolvimento Rural, Lda.

Publicações no Jornal Oficial da UE
Retificação ao Regulamento (CE) n.º 1107/96 da Comissão – L290 13.11.1996
Regulamento (CE) N.º 1107/96 da Comissão de 12.06.1996 – L 148/1

Publicação em DR
Aviso (extrato) n.º 4538/2014, de 25.03.2014
Aviso n.º 23603/2011, de 29.11.2011
Despacho n.º 51/94, de 03.02.1994