Cebola Garrafal
Tags: Norte

Descrição: Cebola de variedade serôdia de polpa branca, pele amarela palha e bolbo em forma alongada, de baixa acidez e baixo teor em matéria seca. Resistente ao espigamento e de boa conservação.

Características particulares: Trata-se de uma variedade tradicional não geneticamente modificada, designada por “Garrafal” adaptada às condições edafo-climáticas da região do Tâmega e Sousa, com boa produtividade. É uma variedade de meia-estação (semi-precoce) e de dias intermédios, de polinização aberta e de propagação por semente. Realiza-se a sementeira em fevereiro – março, ou em novembro-dezembro. A colheita da cebola é efectuada em agosto.

Região: Norte

Formas de comercialização: Venda em fresco em feiras, mercados e restaurantes.

Disponibilidade do produto ao longo do ano: Durante todo o ano.

Historial do produto: A centenária feira das cebolas de Penafiel (feira de S. Bartolomeu), singular no país, demonstra a importância do produto na região.

Representatividade na alimentação local: Para além da importância que tem na economia do Vale do Sousa e Tâmega, onde é produzida em grande quantidade, a cebola é um produto nobre, fazendo parte da grande maioria dos pratos da região.

Fonte: DGADR