Figos Cheios de Olhão

Descrição: Os figos, cor de mel e bem redondos, são recheados com amêndoa, açúcar, chocolate, canela e erva-doce. Apresentam-se embrulhados em papel branco franjado a imitar uma réstia de alhos. Cada figo recheado pesa cerca de 40 g.

Região: Algarve.

Particularidade: Figos secos, recheados e torrados, embrulhados em papel franjado a imitar uma réstia de alhos.

História: Por tradição oral, sabe-se que os marítimos levavam os Figos Cheios coma fonte energética, quando partiam para a pesca longínqua ou costeira. Antigamente não havia tradição de fabrico em pastelarias, servindo estas apenas como intermediários entre os particulares que fabricavam os doces e o consumidor. A doçaria do Algarve vai desde os doces finos com ovos aos doces mais caseiros, incluindo os doces que usam figo na sua confeção. Destes, há que distinguir os que usam figo inteiro, como as Estrelas de Figo e os Figos Cheios de Olhão, dos que usam a pasta de figo esmagada, como o Queijo de Figo.

Uso: Como guloseima, a qualquer hora do dia.

Saber fazer: As amêndoas são escaldadas, peladas e moídas grosseiramente. Junta-se o açúcar e os restantes ingredientes. Preparam-se os figos, puxando-lhes os pés para cima e dando um corte longitudinal. Por aí é que se enchem os figos com a anterior mistura, disfarçando-se a abertura. Levam-se ao forno a torrar. Envolvem-se depois em papel de seda ou cristal branco, franjando a imitar as raízes dos alhos, e armam-se num entrançado de figos a imitar uma réstia de alhos.

Fonte: Produtos Tradicionais Portugueses, Lisboa, DGDR, 2001