Maçã da Beira Alta

Descrição: Designa-se por Maçã da Beira Alta IGP, a maçã (espécie Malus domestica Borkh.) proveniente de diversas variedades dos grupos Golden, Gala, Red Delicious, Starking, Jonagold, Granny Smith, Jonared e Reinetas, obtidas na região delimitada. Caracteriza-se pelo seu bom paladar, perfume e capacidade de conservação.

Método de produção: Os verões com temperaturas altas e com pouca chuva característicos da região de produção, conduzem a uma coloração intensa dos frutos e a altos teores de açúcar.

Características particulares: A rispidez do clima nesta região, tão bem retratada no livro de Aquilino Ribeiro “Terras do Demo”, com os seus invernos muito frios e verões quentes e secos, induz boas condições para a cultura da macieira, produzindo excelentes maçãs que são apreciadas em todo o país.

Área de produção: A área geográfica de produção da Maçã da Beira Alta IGP está delimitada do ponto de vista administrativo aos Distritos de Viseu e da Guarda e aos concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil.

História: A origem da Maçã da Beira Alta IGP está estreitamente ligada à história da região. Os habitantes da região da Beira Alta perceberam muito cedo que tinham as condições ideais para a produção de excelentes maçãs, tendo estes frutos adquirido grande reputação em todo o país. Atualmente, a Maçã da Beira Alta IGP continua a ser conhecida pela sua diferenciação qualitativa em relação à proveniente de outras regiões produtoras.

Caderno de especificações (pdf)

Área geográfica

Agrupamento de produtores
FELBA - Centro de Valorização dos Frutos e Legumes da Beira Alta

Organismo de controlo e certificação
Kiwa Sativa – Unipessoal, Lda.

Plano de controlo
Plano de controlo (pdf)

Publicação no jornal oficial da UE
Regulamento (CE) n.º 1107/96 da Comissão – L 148 de 21.06.1996

Publicação em DR
Aviso n.º 12517/2003, de 22 de novembro
Despacho n.º 17005/2003, de 3 de setembro
Despacho n.º 60/94, de 15 de fevereiro