Banana dos Açores IG
Descrição: Fruto da espécie Musa acuminata Colla, cultivar “Dwarf cavendish”, vulgo Pequena-anã, produzido na área geográfica delimitada, em bananais ao ar livre protegidos por sebes vivas e/ou muros de pedra. Os frutos, dispostos em cachos, são bagas alongadas e de forma arredondada quando atingem o pleno desenvolvimento. A casca apresenta uma coloração que varia do verde na colheita ao amarelo no ponto de consumo. Possuem um aroma intenso e agradável, sabor doce a intenso quando maduros e uma textura macia. Cada fruto tem comprimento mínimo de 8 cm e diâmetro mínimo de 2,5 cm. Podem ser comercializadas em pencas inteiras, porções de pencas ou bagos individuais. A “Banana dos Açores” que não é comercializada em fresco, pode ser transformada, como por exemplo em farinha, desidratada em rodelas ou tiras, em rodelas fritas ou em passa.

Características Particulares: A “Banana dos Açores” tem características diferentes das demais produzidas a nível mundial, nomeadamente o serem mais pequenas, doces, de textura macia e aroma intenso e agradável quando madura, os quais se devem à origem geográfica.

Área de produção: A "Banana dos Açores" é cultivada no arquipélago dos Açores, composto por 9 ilhas localizadas no Atlântico Norte.: Santa Maria, São Miguel, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo.

História: A introdução da cultura da bananeira nos Açores deverá remontar aos tempos da “Volta da Mina”, quando o arquipélago constituía a derradeira escala atlântica, no regresso à Europa. A demonstrar esta origem está o termo “figo” com que nalguns locais dos Açores é ainda chamada a banana, o que constitui uma herança evidente da designação inicialmente utilizada pelos exploradores portugueses do século XVI na zona de origem deste fruto. Inicialmente esta espécie fazia parte de coleções botânicas em jardins de famílias nobres abastadas e só mais recentemente (séculos XIX e XX) passou a ser considerada como uma cultura com potencial agrícola, instalada em pomares. Com o fim do ciclo da laranja, no último quartel do século XIX, a cultura da bananeira ganhou maior expressão, como outras culturas tais como o milho, a batata, a batata-doce, o ananás, o tabaco e o chá constituindo hoje uma referência fundamental da fruticultura açoriana.
 
 
 
 
Plano de Controlo
 
Publicação no jornal oficial da UE