Roscos

Descrição: Os roscos são biscoitos simples, em forma de argola, estaladiços e muito saborosos.

Região: Concelho de Miranda do Douro.

Ingredientes utilizados: Ovos, gorduras (manteiga e azeite), açúcar, farinha, leite, aguardente, fermento em pó e bicarbonato de soda e anis.

Modo de preparação: Misturam-se os ovos com o açúcar e vão-se misturando os restantes ingredientes mexendo muito bem, por fim vai-se deitando a farinha até a massa ficar dura, de forma a se poder moldar e deixa-se repousar durante 1 hora. Seguidamente molda-se a massa com as mãos e coloca-se em tabuleiros, estes bolos apresentam-se de várias formas (formato de circulo, letras, entre outros formatos) e pincelam-se com gemas de ovos. Depois disso vão a cozer no forno de lenha, durante aproximadamente 20 minutos.

Saber fazer: Os ingredientes dos roscos variam muito de aldeia para aldeia. Em algumas aldeias substituem a aguardente pelo anis, noutras também adicionam laranja e noutras ainda, os roscos apenas levam as gemas dos ovos, açúcar, farinha, anis e fermento em pó.

Formas de comercialização: Padarias e pastelarias do concelho.

Disponibilidade do produto ao longo do ano: Durante todo o ano.

Historial do produto: É de relevante importância para a União de Freguesias de Silva e Águas Vivas, nas Festas do Reis e da Nossa Senhora das Candeias. Nestas festas, além da forma típica de argola, são também feitos andores com roscos de diferentes formas, que são depois leiloados, e a receita reverte para as festividades.

Representatividade na alimentação local: Tradicionalmente é um doce de Inverno e Primavera, quando feito em casa.

Fonte: Câmara Municipal de Miranda do Douro

Foto: Cedida pela Câmara Municipal de Miranda do Douro

Roscos 2Roscos 3